Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

e-poupatempo


Com a idéia de levar o Padrão Poupatempo de Atendimento presencial ao meio eletrônico, a Superintendência do Poupatempo criou em setembro de 2002 o e-poupatempo, primeira experiência rumo ao Poupatempo Virtual.

O e-poupatempo oferece aos cidadãos salas equipadas para o acesso a cerca de 2 mil serviços públicos de esfera estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados.

Hoje, o e-poupatempo está presente em todos os Postos Poupatempo, capital e interior do Estado.

Um dos principais objetivos da implantação destas salas é incentivar o cidadão a realizar os serviços públicos eletrônicos por si próprio. Os atendentes atuam como facilitadores e auxiliam, quando necessário, na execução do serviço, seja na manipulação do equipamento ou na navegação da página do órgão responsável. Também cabe aos atendentes acompanhar todo o processo e identificar as dificuldades e barreiras encontradas pelo cidadão, além de observar o comportamento dos usuários diante do atendimento eletrônico.

Todos os dados coletados nas salas de atendimento são analisados, gerando informações importantes para que os responsáveis pelos serviços conheçam o perfil dos cidadãos e em que pontos eles têm maiores dificuldades para a utilização dos serviços.

Estudos de acessibilidade

Além do atendimento prestado nas salas, o e-poupatempo desenvolve uma série de trabalhos visando conhecer o perfil dos usuários dos serviços públicos na Internet e, ainda, atua como um laboratório da execução destes serviços. Estas observações fornecem subsídios aos diversos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo, para que cada vez mais se aprimore o atendimento eletrônico prestado ao cidadão.

Toda a metodologia aplicada para identificar as dificuldades dos cidadãos na realização dos serviços eletrônicos, bem como os problemas existentes nos sites estaduais, foi elaborada em parceria com a Poli/USP, a fim de definir diretrizes e padrões para a disponibilização de serviços públicos estaduais na Internet.

Principais Serviços









Poupatempo