Logotipo PoupatempoLogotipo Governo do Estado de São Paulo
Página Inicial Mapa do siteLinksBiblioteca
 
Postos de Atendimento Fixos
Luz
Itaquera
Santo Amaro
São Bernardo do Campo
Guarulhos
Campinas Centro
Campinas Shopping
São José dos Campos
Ribeirão Preto
Bauru
Unidades Grande São Paulo
Unidades Interior
 
Notícias 
   
 

14/10/2005

  
 

Poupatempo Santo Amaro disponibiliza novos serviços para a população da zona sul:
e-poupatempo e Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

A população da zona sul da Capital já conta com novos serviços no Poupatempo Santo Amaro, prestados pelo mais recente parceiro, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e, também, pela primeira vez na Capital, pelo e-poupatempo.

Participaram da cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira, dia 14, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Álvaro Lazzarini, o Superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, e o Presidente da AMD no Brasil, José Carlos Yazbek.

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Esta é a primeira vez que o TRE atende os cidadãos fora de um Cartório Eleitoral. Estarão disponíveis serviços de emissão do título eleitoral, transferência de domicílio, segunda via do título e alteração de dados cadastrais.

O Presidente do TRE, Desembargador Alvaro Lazzarini, que inaugurou o Posto do TRE juntamente com o Secretário-Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, crê que o grande benefício é que, a partir de agora, os cidadãos que procuram os serviços do Poupatempo também terão como regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, além de contar com um horário maior de atendimento, inclusive aos sábados.

Abrangência - No Poupatempo Santo Amaro serão atendidos os eleitores residentes nos locais abrangidos pelas seguintes zonas eleitorais da região sul: 246ª Z.E. - Santo Amaro; 258ª Z.E. - Indianópolis; 280ª Z.E. - Capela do Socorro; 328ª Z.E. - Campo Limpo; 351ª Z.E. - Cidade Ademar; 371ª Z.E. - Grajaú; 372ª Z.E. - Piraporinha; 373ª Z.E. - Capão Redondo; 381ª Z.E. - Parelheiros e 408ª Z.E. - Jardim São Luís.

Para o cidadão verificar se é eleitor de uma dessas dez zonas eleitorais, deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, pelo telefone (11) 6858-2100, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Outros serviços como justificativa eleitoral, emissão de guia de recolhimento para pagamento de multa e certidão de quitação eleitoral serão fornecidos para eleitores de qualquer zona eleitoral. A certidão de quitação pode ser obtida também pela Internet (www.tre-sp.gov.br).

Apesar de haver uma solicitação antiga do Poupatempo, a inclusão da Justiça Eleitoral só foi possível neste momento graças à emissão on-line do Título de Eleitor, finalizada em todo o Estado no início de 2005.

Documentos - Para obter o título pela primeira vez, a pessoa residente na cidade de São Paulo deve portar cédula de identidade ou outro documento que o identifique, comprovante de quitação do serviço militar, além de um comprovante de residência. Para a segunda via do título, o eleitor deve estar munido da cédula de identidade ou outro documento de identificação.

Em caso de transferência, o eleitor deve apresentar o documento de identidade, comprovante de residência, título eleitoral e os comprovantes de que votou nas últimas eleições ou justificou. Quem não votou e não se justificou pagará multa imposta pelo Juiz Eleitoral.


e-poupatempo
O e-poupatempo, que já conta com salas de atendimento nos Postos Poupatempo Guarulhos, Ribeirão Preto e Campinas Shopping, além de dois pontos no Poupatempo Móvel, oferece acesso gratuito à Internet, contando com funcionários treinados para auxiliar, observar e, principalmente, incentivar o cidadão para o uso de serviços públicos eletrônicos, tais como Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, de pontos na Carteira de Motorista, inscrição para concursos públicos, entre outros.

Até o final do mês de agosto, juntas, as três salas do e-poupatempo em operação e o atendimento realizado na Unidade Móvel, já haviam prestado mais de 355 mil atendimentos.

A implantação do e-poupatempo no Posto Santo Amaro é resultado de uma parceria com a AMD - Advanced Micro Devices, que patrocinou a instalação da sala e seus equipamentos.

Atividades do e-poupatempo - Além das salas de atendimento, o e-poupatempo desenvolve uma série de outras atividades. Uma parceria com a Escola Politécnica da USP permitiu o desenvolvimento e a aplicação de metodologia de coleta e análise de dados de atendimento e, ainda, a implantação e o funcionamento do Laboratório de Interação Homem-Computador (LabIHC), responsável por testes e inspeções de usabilidade nos sítios dos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo.

O Programa conta também com a parceria da Fundap e do Seade para o desenvolvimento do Portal do Cidadão - cidadão.sp -, que relaciona os serviços públicos sob a ótica dos eventos da vida do cidadão.

Com o objetivo de fornecer mais alternativas de serviços ao cidadão, o e-poupatempo realiza, ainda, prospecções de novas tecnologias como portais de voz, TV digital e equipamentos móveis. Além disso, criou um grupo de apoio - o Grupo de Design - para auxiliar nos trabalhos dos designers dos serviços públicos. Este grupo promove, mensalmente, o WebDay, um ponto de encontro das pessoas que trabalham com sp.gov.br, onde são discutidas as experiências dos trabalhos desenvolvidos, além de apresentação de palestras e painéis de profissionais da área.

 

 
    
 voltar para página anterior