Logotipo PoupatempoLogotipo Governo do Estado de São Paulo

Unidades Grande São Paulo
Unidades Interior

14/10/2005

Poupatempo Santo Amaro disponibiliza novos serviços para a população da zona sul:
e-poupatempo e Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

A população da zona sul da Capital já conta com novos serviços no Poupatempo Santo Amaro, prestados pelo mais recente parceiro, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e, também, pela primeira vez na Capital, pelo e-poupatempo.

Participaram da cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira, dia 14, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Álvaro Lazzarini, o Superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, e o Presidente da AMD no Brasil, José Carlos Yazbek.

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Esta é a primeira vez que o TRE atende os cidadãos fora de um Cartório Eleitoral. Estarão disponíveis serviços de emissão do título eleitoral, transferência de domicílio, segunda via do título e alteração de dados cadastrais.

O Presidente do TRE, Desembargador Alvaro Lazzarini, que inaugurou o Posto do TRE juntamente com o Secretário-Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, crê que o grande benefício é que, a partir de agora, os cidadãos que procuram os serviços do Poupatempo também terão como regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, além de contar com um horário maior de atendimento, inclusive aos sábados.

Abrangência - No Poupatempo Santo Amaro serão atendidos os eleitores residentes nos locais abrangidos pelas seguintes zonas eleitorais da região sul: 246ª Z.E. - Santo Amaro; 258ª Z.E. - Indianópolis; 280ª Z.E. - Capela do Socorro; 328ª Z.E. - Campo Limpo; 351ª Z.E. - Cidade Ademar; 371ª Z.E. - Grajaú; 372ª Z.E. - Piraporinha; 373ª Z.E. - Capão Redondo; 381ª Z.E. - Parelheiros e 408ª Z.E. - Jardim São Luís.

Para o cidadão verificar se é eleitor de uma dessas dez zonas eleitorais, deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, pelo telefone (11) 6858-2100, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Outros serviços como justificativa eleitoral, emissão de guia de recolhimento para pagamento de multa e certidão de quitação eleitoral serão fornecidos para eleitores de qualquer zona eleitoral. A certidão de quitação pode ser obtida também pela Internet (www.tre-sp.gov.br).

Apesar de haver uma solicitação antiga do Poupatempo, a inclusão da Justiça Eleitoral só foi possível neste momento graças à emissão on-line do Título de Eleitor, finalizada em todo o Estado no início de 2005.

Documentos - Para obter o título pela primeira vez, a pessoa residente na cidade de São Paulo deve portar cédula de identidade ou outro documento que o identifique, comprovante de quitação do serviço militar, além de um comprovante de residência. Para a segunda via do título, o eleitor deve estar munido da cédula de identidade ou outro documento de identificação.

Em caso de transferência, o eleitor deve apresentar o documento de identidade, comprovante de residência, título eleitoral e os comprovantes de que votou nas últimas eleições ou justificou. Quem não votou e não se justificou pagará multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

e-poupatempo
O e-poupatempo, que já conta com salas de atendimento nos Postos Poupatempo Guarulhos, Ribeirão Preto e Campinas Shopping, além de dois pontos no Poupatempo Móvel, oferece acesso gratuito à Internet, contando com funcionários treinados para auxiliar, observar e, principalmente, incentivar o cidadão para o uso de serviços públicos eletrônicos, tais como Boletim de Ocorrência, consulta de multas de trânsito, de pontos na Carteira de Motorista, inscrição para concursos públicos, entre outros.

Até o final do mês de agosto, juntas, as três salas do e-poupatempo em operação e o atendimento realizado na Unidade Móvel, já haviam prestado mais de 355 mil atendimentos.

A implantação do e-poupatempo no Posto Santo Amaro é resultado de uma parceria com a AMD - Advanced Micro Devices, que patrocinou a instalação da sala e seus equipamentos.

Atividades do e-poupatempo - Além das salas de atendimento, o e-poupatempo desenvolve uma série de outras atividades. Uma parceria com a Escola Politécnica da USP permitiu o desenvolvimento e a aplicação de metodologia de coleta e análise de dados de atendimento e, ainda, a implantação e o funcionamento do Laboratório de Interação Homem-Computador (LabIHC), responsável por testes e inspeções de usabilidade nos sítios dos órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo.

O Programa conta também com a parceria da Fundap e do Seade para o desenvolvimento do Portal do Cidadão - cidadão.sp -, que relaciona os serviços públicos sob a ótica dos eventos da vida do cidadão.

Com o objetivo de fornecer mais alternativas de serviços ao cidadão, o e-poupatempo realiza, ainda, prospecções de novas tecnologias como portais de voz, TV digital e equipamentos móveis. Além disso, criou um grupo de apoio - o Grupo de Design - para auxiliar nos trabalhos dos designers dos serviços públicos. Este grupo promove, mensalmente, o WebDay, um ponto de encontro das pessoas que trabalham com sp.gov.br, onde são discutidas as experiências dos trabalhos desenvolvidos, além de apresentação de palestras e painéis de profissionais da área.

voltar para página anterior