Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

12/1/2009

Campanha do Poupatempo incentiva população a cuidar do RG
Mau estado de conservação e perda do documento impedem a abertura de conta bancária, utilização de serviços públicos de saúde, participação em vestibulares e concursos públicos

O Programa Poupatempo promove campanha para despertar os cidadãos sobre a importância da carteira de identidade. Para a iniciativa, foram criados os slogans “Cuidar bem do RG é só alegria pra você” e “Não cuidar do RG é levar problema com você”, com objetivo de conscientizar a população para a necessidade de se conservar o documento.

A perda e o mau estado de conservação do RG – que é o documento fundamental de identificação do cidadão brasileiro – impedem, por exemplo, a abertura de uma conta bancária, de viajar e até mesmo a solicitação de outros documentos, como a carteira de trabalho e de habilitação (veja quadro abaixo).

Estima-se que mais de 50% dos cerca de 146 mil pedidos de 2ª vias de carteiras de identidade recebidos a cada mês nos postos são motivados pela perda ou mau estado de conservação do documento. Em onze anos de operação, o Programa Poupatempo já emitiu 11 milhões de 2ª vias da carteira de identidade – número que equivale a toda população da cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.

Achados e perdidos
Somente dentro dos Postos Poupatempo, entre os meses de setembro e dezembro de 2008, foram perdidos pelos cidadãos 1026 documentos pessoais, dos quais 38% (389) são carteiras de identidade. Os dados são do novo sistema informatizado “Achados e Perdidos”. Implantado no ano passado em todos os postos Poupatempo do Estado, o sistema já registrou a perda de 2325 objetos.

Para reverter esse cenário de poucos cuidados com o documento de identidade, todas as unidades fixas e móveis do Poupatempo, no Estado, participam de ações que vão desde a orientação no ato da entrega do RG, até divulgação através de cartazes espalhados em locais de grande circulação, como terminais urbanos e cartórios. Estão sendo realizadas ainda palestras em escolas, universidades e entidades assistenciais. Em 2008, foram realizadas 83 ações em todo o Estado.

“O objetivo é que a campanha tenha resultados concretos e crescentes, diminuindo no futuro a demanda pela 2ª via do RG por falta de cuidado com o documento, e principalmente evitando transtornos no dia-a-dia dos cidadãos, já que a carteira de identidade é o documento fundamental para todos os atos da vida civil. Vamos intensificar este trabalho de

gestão pública desenvolvido dentro e fora dos Postos Poupatempo, inclusive estendendo-o a outros documentos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Estado de Gestão Pública.

Dor de cabeça
O funcionário de láva-rápido, Sidnaldo Gonçalves Herrera, foi impedido de abrir conta no banco por causa das más condições de sua carteira de identidade. Herrera fazia a lavagem de um veículo, quando o RG caiu no chão. O documento molhou e ficou danificado.
O rapaz ainda chegou a pensar que poderia utilizá-lo. Mas, ao tentar abrir a conta bancária, foi informado de que teria de tirar uma 2ª via. Ele admite ter perdido o RG por falta de cuidados. “Eu fui trabalhar com o documento solto dentro da minha carteira, sem nenhum plástico protegendo”, afirma.

Herrera mora com a mãe e o irmão. Com um salário de R$ 425,00 por mês, ele teve de gastar R$ 23,78 para retirar a 2ª via do documento estragado. O rapaz conta que a perda da carteira de identidade serviu de lição. “Agora, não trabalho mais com o RG no bolso. Ele fica na minha mochila.”

O rapaz considera importante a campanha com objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de conservação do documento. “Isso vai conscientizar as pessoas,” diz.

Conscientização
Das 83 atividades de conscientização registradas dentro e fora dos Postos, quase 40% foram realizadas pelo Poupatempo Ribeirão Preto. Na Unidade, aproximadamente 60% dos pedidos de 2ª via do RG devem-se ao péssimo estado do documento, segundo o Gerente José Wilson Ricciardi.

Para viabilizar as ações da campanha, uma equipe de 15 funcionários se dedicou a palestrar aos estudantes de 27 escolas municipais, estaduais e particulares de Ribeirão Preto, e também através da abordagem de cidadãos nas imediações do Terminal Rodoviário, no Mercado Municipal e no restaurante Bom Prato.

Somente em uma escola da rede municipal, a palestra foi ministrada a aproximadamente 500 alunos, de todas as classes do ensino fundamental. “Sabendo que nosso trabalho estava direcionado a 7ª e 8ª série, a diretora da escola exigiu que todas as séries fossem instruídas. Como não teríamos tempo para fazer o trabalho de sala em sala, ela direcionou os 500 alunos do período para a quadra, e lá foi feita a palestra”, conta Rodrigo de Siqueira Furquim, que atua na administração do Poupatempo Ribeirão Preto.

Documentos mal cuidados podem perder validade e deixar de ser aceitos em várias situações:
·         Em viagens nacionais e internacionais
·         Abertura de conta e outros serviços bancários
·         Solicitação de documentos como a carteira de habilitação e de trabalho
·         Em procurações e reconhecimentos de firma em cartório
·         Pagamentos com cheque e cartão de crédito
·         Acesso a hospitais e outros órgãos públicos e privados
·         Requisição de benefícios sociais, como o INSS
·         Utilização dos serviços da rede pública de saúde
·         Inscrições em provas de vestibulares e de concursos públicos

Cuidar bem do seu RG é simples:
·         Leve seu RG sempre numa carteira protetora