Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

14/7/2009

Poupatempo Osasco completa 1 ano de funcionamento
Posto já prestou 700 mil atendimentos à população da região
 
Nesta quarta-feira, 15 de julho, o Poupatempo Osasco completa seu 1º ano de funcionamento. Durante esses 12 meses, o Posto acumula 700 mil atendimentos à população de Osasco e região, residente nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Somente no último mês de junho, foram realizados 70.371 atendimentos, numa média diária de 3.128.
 
Os serviços mais procurados no Posto são os do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), com mais de 144 mil atendimentos, seguidos dos da Sabesp, com 104 mil; do Detran, com 82 mil; do e-poupatempo, com mais de 60 mil; dos Correios, com 49,8 mil e do Acessa São Paulo, que superou os 42,5 mil atendimentos.
 
Sozinho, somente até o mês de junho, o Poupatempo Osasco já emitiu mais de 115 mil Carteiras de Identidade, sendo que 74,4% delas foram segundas-vias. O Posto, que foi o primeiro Poupatempo a emitir o Atestado de Antecedentes Criminais Automatizado – hoje implantado em todas as unidades fixas do Programa no Estado – já entregou mais de 21,6 mil Atestados aos cidadãos.
 
Em seus 5.000 m², o terceiro Posto a ser implantado na Grande São Paulo tem a maior sala e-poupatempo do Programa, com 26 pontos de acesso exclusivos aos serviços públicos eletrônicos disponíveis no portal Cidadão.SP. O serviço é gratuito e os cidadãos contam com o auxílio de funcionários treinados para a realização dos serviços. O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo de SP, oferece neste Posto 20 computadores para acesso livre gratuito dos cidadãos à Internet.
 
O Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, fala sobre o fato de o posto, primeiro do Plano de Expansão a ser implantando, ter obtido 100% de aprovação (somatória de ótimo e bom) dos usuários na Pesquisa Ibope 2008. "Já são 700 mil atendimentos com o padrão Poupatempo de qualidade, sem privilégios e com transparência. Aqui, todos são tratados de maneira igual e com qualidade. O emprenho e profissionalismo dos funcionários faz com que a sociedade reconheça e aprove 100% este Posto do programa já em sua primeira avaliação”.
 
Na manhã desta quarta, os funcionários recebem visita do Secretário Sidney Beraldo, e da Superintendente de Operações do Poupatempo, Tânia Virgínia de Souza Andrade, para cumprimentos.
 
Novo serviço
Em abril de 2009, o Poupatempo Osasco passou a oferecer os serviços do programa Escreve Cartas aos cidadãos. O serviço, totalmente gratuito e realizado por um corpo de voluntários capacitados, ajuda as pessoas com dificuldade na escrita e leitura a redigir cartas, preencher formulários de serviço, elaborar currículo, e até mesmo na leitura de documentos. A postagem das cartas também é gratuita.
 
Após uma determinação do Secretário de Gestão Pública, o serviço que era prestado nos Postos Poupatempo Itaquera e Santo Amaro foi estendido aos três Postos Poupatempo da Grande São Paulo (Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco).
 
Órgãos presentes no Poupatempo Osasco e seus principais serviços
Acessa São Paulo – acesso gratuito à Internet;
Banco Nossa Caixa – recebimento de taxas e tributos;
CDHU – inscrição para financiamento de imóvel; parcelamento de prestações atrasadas;
Detran – emissão de 2ª via e renovação de CNH;
e-poupatempo – serviços públicos eletrônicos (registro de Boletim de Ocorrência, inscrição em concursos públicos, emissão de 2ª via de contas, consulta de multas de veículos etc.);
Escreve Cartas – escrita e postagem gratuita de cartas, preenchimento de formulários, auxílio para elaboração de currículo;
IIRGD – emissão de RG e Atestado de Antecedentes
Correios – solicitação do CPF, entregas via Sedex, envio de correspondências;
Sabesp – solicitação de ligação, religação e desligamento de água e esgoto;
Secretaria de Estado da Fazenda – emissão de certificado de pagamento do IPVA, certidão negativa de tributos estaduais;
Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho (Sert) – cadastramento de estudantes e vagas, orientação a empresários e estudantes.
 
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 11 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, até o fechamento de junho de 2009, o programa prestou mais de 224 milhões de atendimentos aos cidadãos.
 
SERVIÇO
Poupatempo Osasco
Endereço: Av. Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara (próximo à Av. dos Autonomistas e à Estação Presidente Altino da CPTM).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.
Mais informações sobre serviços públicos:
Internet: www.poupatempo.sp.gov.br
Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Poupatempo