Barra do Governo do Estado de São Paulo

2/10/2009

Poupatempo implanta sistema online de gestão e de avaliação do serviço
Criada pela Prodesp, a solução tecnológica permite ao usuário avaliar a qualidade do atendimento do Poupatempo

O novo sistema de gestão do Programa Poupatempo foi apresentado nesta sexta-feira pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, que observou: “Cada vez mais o setor público busca a avaliação do cidadão, e o Poupatempo é nosso grande laboratório”.

O sistema, lançado oficialmente em coletiva de imprensa no Poupatempo Campinas Shopping,  monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, imediatamente após a realização do mesmo, gerando indicadores de desempenho em níveis que vão desde o geral do Posto, passando pelo órgão, até chegar a uma única estação de trabalho. A solução tecnológica também permite aos gestores, remotamente, a verificação da quantidade de mesas ocupadas, máquinas em funcionamento ou desligadas.

“Este é mais um investimento do Estado para elevar a qualidade do serviço público. O acesso, em tempo real, aos indicadores de desempenho e a avaliação permanente da população vão tornar a gestão do Poupatempo ainda mais eficiente e beneficiar os cidadãos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública.

O Sintonia está instalado nos 13 Postos Fixos do Poupatempo no Estado (Sé, Luz, Santo Amaro, Itaquera, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto). O monitoramento é feito nos três órgãos mais procurados pelos usuários: Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Detran – Departamento Estadual de Trânsito. Juntos eles prestam cerca de 644,5 mil atendimentos por mês em todo o Estado.

A emissão das 1ª e 2ª vias do RG, da Carteira de Trabalho e da 2ª via da CNH – Carteira Nacional de Habilitação estão entre os mais de 40 serviços que participam desta etapa inicial (veja quadro com lista completa). No total, o sistema ficará instalado em 811 computadores e cerca de 1.500 funcionários já estão capacitados para utilizá-lo. A secretaria de Gestão Pública, em uma segunda fase, vai estender o sistema para outros órgãos em funcionamento no Poupatempo.

O Sintonia, sistema desenvolvido pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, inova ao criar ferramentas que possibilitam o rigoroso controle da qualidade pelos gestores, à distância e em tempo real, e que permitem um gerenciamento proativo dos Postos.

Na prática, o novo sistema emite alertas quando são identificadas ocorrências fora do padrão, como, por exemplo, desvio no tempo médio previsto para a execução do serviço na mesa de atendimento. O gestor recebe a notificação na tela do computador e pode agir de imediato. O acompanhamento também já pode ser realizado por telefonia móvel, utilizando tecnologia WAP.

Com o Sintonia, o Poupatempo também intensifica sua pesquisa de Satisfação dos Usuários, com a abertura de mais este canal. A partir de agora, os cidadãos que realizarem os serviços monitorados serão convidados pelo atendente a opinar sobre a qualidade do atendimento recebido por meio de um teclado especial e acessível, com as opções “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim” identificadas por texto, ícones e cores. O usuário participa somente se quiser e o atendente não tem acesso à avaliação recebida.

Órgãos e serviços avaliados pelo Sintonia

Órgãos
Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD)
Emissão RG 1ª via;  Emissão RG 2ª via; Emissão de Atestado de Antecedentes Nominal e Numeral; Declaração de Extravio de RG; Pendência de Atestado de Antecedente.
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert)
Atualização Cadastral; Cadastro de Emprego; Carteira de Trabalho; Convocado IMO; Convocado PNPE; Inf. Curso Formação Profissional; Inscrição PNPE; Pendência Seguro Desemprego; Seguro Desemprego.
DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito

1º Registro de Veículo; 2ª via CNH; 2ª via CRLV;  2ª via CRV; 2ª via Multa Municipal; Alteração de Endereço; Certidão CNH; Certidão Não Localização; Certidão Negativa Furto/Roubo; Comunicação Venda; Cópia AIT; Defesa Pontuação; Recurso Multas; Exame Médico; Extrato Cadastro Veiculos; Indicação de Condutor;Informação / Consulta; Licenciamento; MILT; Multas - DSV/MILT; Municipal - Recurso de Multa; Outra via original CRLV; Pesquisa de Multas; Pesquisa de Pontuação; Preenchimento Renavan; Psicólogo; Renovação CNH; Serviços de Emissão; Substituição Permissão Dirigir; Transferência Pontuação; Transferência Veículo.

Balanço da pré-operação do Sintonia - Sistema de Gestão

Índice de avaliação em setembro até 28/09*
Ótimo
Bom