Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

29/10/2010

Governo de SP entrega Poupatempo em Araraquara
Com capacidade para 59 mil atendimentos mensais, novo Posto vai atender mais de 400 mil cidadãos na região
 
Nesta sexta-feira, 29 de outubro, o Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro, entregou o Poupatempo Araraquara, 19º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do governo paulista. 
 
Instalada em área de 1.700 m², a unidade tem capacidade para realizar 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais, e conta com uma equipe de 87 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.
 
“O Poupatempo veio para mudar o paradigma da relação entre o Estado e sua população, criando condições de trabalho mais adequadas para atender bem os cidadãos”, disse o Secretário Marcos Monteiro durante a inauguração.
 
O Poupatempo Araraquara atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco do Brasil.
 
O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, é de R$ 20,1 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.
 
Novas ferramentas de modernização
O Poupatempo Araraquara abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, estará instalado em 14 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco. 
 
 
Expansão do Programa Poupatempo
Com a inauguração do Poupatempo Araraquara, o Programa passa a contar com 19 Postos Fixos. Oito deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba e Araraquara) fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar e Lapa, ambas na capital paulista.
 
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos oito primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 126 mil.
 
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 264 milhões de serviços.
 
SERVIÇO:
Poupatempo Araraquara
Endereço: Av. Maria Antonia Camargo Oliveira, 261 – Jd. Nova América
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br
Poupatempo