Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

22/12/2010

Governo de SP inaugura Poupatempo Rio Claro
Mais de 250 mil cidadãos da região serão beneficiados com os serviços da Unidade, que terá capacidade para 57 mil atendimentos mensais
 
Nesta quarta-feira, 22 de dezembro, o Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Marcos Monteiro, inaugurou o Poupatempo Rio Claro, 24º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do Estado 
 
O Poupatempo Rio Claro atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por seis órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco do Brasil.
 
Instalada em área de 1.003 m², a unidade tem capacidade para realizar 2,6 mil atendimentos diários e 57,2 mil mensais, e conta com uma equipe de 82 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.
 
 O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, é de R$ 23.350.00,00, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.
 
Novas ferramentas de modernização
O Poupatempo Rio Claro abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG e o licenciamento de veículo por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco. 
 
Expansão do Programa Poupatempo
Com a inauguração do Poupatempo Rio Claro, o Programa passa a contar com 24 Postos Fixos. Treze deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba, Araraquara, Cidade Ademar, Presidente Prudente, São Carlos, Tatuí e Rio Claro) fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, Franca, Marília, Sorocaba, Botucatu, Mogi das Cruzes e Lapa, na capital paulista.
 
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários.
 
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 269 milhões de serviços.
 
SERVIÇO:
Poupatempo Rio Claro
Endereço: Av. Conde Francisco Matarazzo Júnior, 205 – Shopping Rio Claro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br
Poupatempo