Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

29/9/2005

Poupatempo Campinas Centro passa a emitir RG Digitalizado a partir desta quinta-feira
Substituição do processo tradicional confere mais agilidade na emissão do documento e mais segurança para o cidadão

Nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Poupatempo Campinas Centro volta a emitir a Carteira de Identidade, com tecnologia digital totalmente nacional.

O posto de atendimento do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) do Poupatempo Campinas Centro não pôde realizar o serviço de emissão da Carteira de Identidade (RG), nos últimos dias 26, 27 e 28, devido à implantação do novo sistema de emissão do RG, por tecnologia digital - o mesmo já utilizado no Poupatempo Campinas Shopping.

Com isso, no lugar das duas fotos necessárias anteriormente para a emissão do RG, a partir de agora, o cidadão passa a precisar de apenas uma.

A Carteira de Identidade Digitalizada é confeccionada em papel igual ao da carteira tradicional, mas tem várias diferenças importantes:

  • não pode ser plastificada, tendo, como a nova CNH, tarja plástica cobrindo os campos impressos;
  • é acondicionada em envelope plástico, que pode ser aberto para verificação;
  • não tem fotografia, mas, sim, imagem escaneada do identificado;
  • tem impressão digital e assinatura também escaneadas;
  • é impressa em impressora laser, e não mais matricial.

O novo sistema de emissão do documento dificulta ainda mais as falsificações, uma vez que os dados pessoais do cidadão ficam protegidos por uma tarja plástica que, se retirada, rasga e inutiliza o documento. O RG Digitalizado também não pode ser plastificado, o que permite uma verificação da autenticidade do impresso de segurança e da numeração de produção do papel.

São Paulo: Prodesp desenvolve tecnologia digital
O primeiro Posto Poupatempo a realizar a emissão do RG com a tecnologia nacional foi o Poupatempo Ribeirão Preto, inaugurado em dezembro de 2003. A tecnologia desenvolvida pela Prodesp - que vem sendo estendida aos demais Postos Poupatempo - permitirá que no futuro o sistema seja implantado nos postos de emissão de RGs do Instituto de Identificação em todo o Estado de São Paulo.

Além do custo da tecnologia nacional, a outra vantagem será a facilidade de se padronizar a emissão do documento em todo o Estado, aumentando a segurança para o cidadão.

Os postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) no Poupatempo São Bernardo do Campo (desde junho de 2001), Itaquera (desde agosto de 2001), Guarulhos (desde a sua inauguração em 5 de setembro de 2002) e Ribeirão Preto (desde 5 de dezembro de 2003), Sé (desde fevereiro de 2005) e Luz (desde junho de 2005) já realizam a emissão das Carteiras de Identidade por tecnologia digital e impressão a laser.

Até o final deste ano, os Postos Poupatempo Santo Amaro e São José dos Campos também deverão passar a operar com a tecnologia nacional, que já substituiu, com sucesso, a tecnologia importada utilizada anteriormente nos Postos Poupatempo São Bernardo do Campo, Itaquera e Guarulhos.

Poupatempo