Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

12/9/2005

Renovação da carteira de habilitação: Poupatempo orienta cidadãos a não deixarem o serviço para o final do mês
Prazo para renovar CNH vencida até 4 de setembro, sem realização de prova ou curso, vai somente até dia 30 de setembro

No dia 30 de setembro, termina o prazo para renovação de Carteira de Habilitação vencida até 4 de setembro, sem a necessidade de realizar prova ou curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros.

O Poupatempo lembra que o Detran-SP não prorrogará o prazo novamente. Às vésperas do final do prazo anterior (que ia até 5 de setembro), houve uma corrida aos Postos Poupatempo para a Renovação da CNH. A demanda diária pelo serviço chegou a triplicar, provocando filas, longo tempo de espera, chegando a esgotar a capacidade de atendimento dos Postos.

Depois que o Detran publicou a Portaria nº 1667/05, prorrogando a data limite para o dia 30, a demanda pelo serviço começou a diminuir e, no próprio dia 5 de setembro, estava normalizada.

Diante disso, para evitar nova correria no final deste mês, o Poupatempo orienta os cidadãos para que não deixem a renovação para a última hora novamente, e que venham ao longo destas três semanas restantes. Outra dica é a alternativa de já dirigir-se aos Postos com o exame médico realizado em clínica credenciada pelo Detran-SP, o que diminui a espera e agiliza o atendimento. Os endereços das clínicas podem ser consultados no site do Detran (www.detran.sp.gov.br).

ATENÇÃO: para o condutor que tem CNH com vencimento a partir do último dia 5 de setembro, continua valendo a obrigatoriedade de realização da prova ou curso, conforme estabelecido pela Portaria nº 1.070, de 17 de junho. Informações sobre o curso e a prova podem ser obtidas no site do Detran (www.detran.sp.gov.br).

Atendimento nos Postos Poupatempo
Todo o atendimento nos Postos Poupatempo é organizado por senhas, que são diferentes, pois há serviços diferentes e, ainda, os casos de atendimentos preferenciais previstos em lei.
Em casos como este da Renovação da CNH, devido à grande procura e a capacidade de atendimento, as senhas acabam esgotando-se.

Portanto, apesar de os Postos Poupatempo funcionarem em horário estendido, no momento em que se atinge a capacidade máxima de atendimentos possíveis naquele dia, as senhas são encerradas.

Por isso, é fundamental que o cidadão ligue para o Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita) antes de se dirigir ao Posto.

Saiba mais sobre este assunto:
Prorrogado prazo para Renovação de CNH com vencimento até 4 de setembro
Obrigatoriedade de prova para renovação da Carteira de Habilitação começa em 5 de setembro
Poupatempo