Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

2/1/2008

Poupatempo orienta cidadãos sobre as melhores opções para a realização de serviços no mês de janeiro
Com as férias escolares e o início do calendário de pagamento do IPVA, janeiro é um mês de altíssima demanda no Poupatempo.
Desta forma, a orientação do Poupatempo para as pessoas que precisam solicitar a emissão da Carteira de Identidade (RG), é para que aguardem o término do mês de janeiro, com o fim das férias escolares. Neste período, inclusive, o tempo de espera no Posto para atendimento acaba sendo maior, bem como o tempo para a entrega do documento pronto ao cidadão.
Terminadas as férias escolares, a tendência é a redução da procura pelo documento, conforme registrado pelo Programa Poupatempo desde seu início, em outubro de 1997. Portanto, a orientação do Poupatempo para os cidadãos que não têm urgência em obter o RG em janeiro, é para que aguardem o final das férias para solicitá-lo.
Para quem realmente precisa do documento neste mês, a orientação é: ligar para o Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita) antes de dirigir-se aos Postos, para verificar se as senhas para o serviço desejado ainda estão disponíveis ou já se esgotaram para aquele dia.
O serviço opcional de entrega do RG via Sedex também é uma alternativa para o cidadão que não quer esperar ou voltar ao Posto para retirar seu documento. A pessoa recebe sua Carteira de Identidade no endereço que indicar, em qualquer lugar do Estado. A taxa do serviço dos Correios é de R$ 12,33.
Pagamento do IPVA
O prazo de vencimento do IPVA em 2008 começa no dia 9 de janeiro, com o final do prazo para o pagamento à vista com desconto de 3%, ou recolhimento da 1ª parcela, para os veículos usados com placa de final 1. É sempre bom lembrar que o aviso explicativo enviado pela Secretaria da Fazenda pelos Correios não serve como guia de pagamento.
O imposto pode ser quitado à vista com desconto de 3% (janeiro), à vista sem desconto (fevereiro) ou em 3 parcelas mensais (janeiro, fevereiro e março). O contribuinte também pode optar pelo licenciamento antecipado e, de uma única vez, pagar o total do IPVA, a taxa correspondente ao licenciamento, o seguro obrigatório (DPVAT) e a postagem do documento (opcional) para recebê-lo em casa.
O Poupatempo é apenas mais uma opção para a realização deste serviço, onde o valor devido também pode ser consultado no atendimento da Secretaria da Fazenda. Essas mesmas informações estão disponíveis também na Internet (www.fazenda.sp.gov.br).
O IPVA pode ser pago em agências bancárias, caixas eletrônicos, pela internet (home banking) e em casas lotéricas. Basta levar o certificado de propriedade do veículo, no qual consta o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que o próprio sistema eletrônico trará o valor e as opções de pagamento.
É importante não esquecer o dia do vencimento, pois o pagamento com atraso gera ao contribuinte multa de 20% sobre o valor do imposto, mais os juros pela variação da taxa Selic.
 
Automóveis
Cota única com desconto OU
1ª parcela
Cota única sem desconto OU
2ª parcela
3ª parcela
Final de placa
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
1
09
11
11
2
10
12
12
3
11
13
13
4
14
14
14
5
15
15
17
6
16
18
18
7
17
19
19
8
18
20
20
9
21
21
24
0
22
22
25
* Caminhões têm prazos diferentes
 
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de 10 anos presta serviços públicos de qualidade aos cidadãos paulistas.
Poupatempo