Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Notícias

11/3/2008

Poupatempo Taubaté: contrato do imóvel foi assinado nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 11 de março, representantes da Prodesp – Tecnologia da Informação e da Holding 3MS Administradora de Bens Ltda. assinaram o contrato de cessão do imóvel ao Estado para instalação do Poupatempo Taubaté.
A cerimônia aconteceu nas próprias instalações do futuro Poupatempo Taubaté, que fica no complexo comercial Shibata (Av. Bandeirantes, 808), e contou com a presença do Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, do presidente da Prodesp, Leão Carvalho, do Superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio M. Machado, além de autoridades do município.
Pelo contrato a ser firmado, a Holding 3MS cede o imóvel para a implantação do Poupatempo, sem ônus para o Estado, pelo prazo de 60 meses.
A proposta deste local foi escolhida após chamamento público para escolha do imóvel, uma vez que não foram identificados na região imóveis pertencentes ao poder público que atendessem as necessidades do Programa Poupatempo.
Com cerca mais de 1.000 m², o Poupatempo Taubaté terá capacidade para realizar 1.500 atendimentos por dia.
No Poupatempo Taubaté serão oferecidos à população serviços públicos dos seguintes órgãos: Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet), Banco Nossa Caixa, CDHU (Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Detran, e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
Modelo de implantação
Agora, após a oficialização do local de instalação e assinatura do contrato, o próximo passo é a elaboração do edital de implantação e gestão do Poupatempo Taubaté, que deverá ser publicado no mês de abril. Esta concorrência pública escolherá a empresa que fará a implantação e gestão do Posto em Taubaté.
O Poupatempo Taubaté será viabilizado nos mesmos moldes do Posto Bauru, inaugurado em 2006. Ficarão a cargo da empresa contratada pela licitação pública todas as intervenções e obras para a implantação do Posto, bem como sua gestão. Assim, a empresa terá sob sua responsabilidade a prestação de serviços de atendimento, recepção, orientação e informação, que serão realizados por equipe contratada pela mesma e por funcionários públicos, que realizarão funções específicas dos servidores públicos, como a de papiloscopista.
A prestação de serviços continuará sendo responsabilidade dos Órgãos Públicos, como acontece hoje, e à Prodesp/Poupatempo caberá a gestão da qualidade a fim de manter o Padrão Poupatempo de atendimento.
Plano de Expansão do Programa Poupatempo
Em outubro de 2007 o Governo do Estado de São Paulo anunciou o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos Postos Santos, Osasco e São José do Rio Preto, que já estão em andamento, prevê a implantação de 11 novas Unidades, nos municípios Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.
Essas 11 novas unidades estão dimensionadas especificamente para atender a demanda de cada um desses municípios, oferecendo cerca de 50 serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, serviços que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo.
Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos atuais 95 mil atendimentos para mais de 142 mil atendimentos por dia.
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.
Poupatempo