Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

25/4/2008

Poupatempo Piracicaba: Assinatura do Contrato de Cessão do Imóvel aconteceu nesta sexta-feira, 25 de abril
Nesta sexta-feira, 25 de abril, o Secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e o Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, assinaram o contrato de cessão do imóvel do Município ao Estado para instalação do Poupatempo Piracicaba.

A cerimônia, que aconteceu às 9 horas na Praça José Bonifácio, ao lado do local onde será instalado o Poupatempo Piracicaba, contou com a presença do deputado federal Mendes Thame, do deputado estadual Roberto Morais,e do superintendente de Novos Projetos do Programa Poupatempo, Ilídio San Martim Machado. Os dois deputados assinaram o contrato de cessão do imóvel como testemunhas.

A proposta deste local foi escolhida após procura de imóveis no município, feita pela equipe da Gerência de Planejamento e Implantação da Superintendência de Novos Projetos do Programa Poupatempo. Os técnicos deram preferência à área principalmente por sua localização, bem no Centro do município.

Com 1.800 m², o Poupatempo Piracicaba terá capacidade para realizar cerca de 2.100 atendimentos por dia, e 46 mil por mês.

No Poupatempo Piracicaba serão oferecidos à população serviços públicos dos seguintes órgãos: Acessa São Paulo (acesso gratuito à Internet), Banco Nossa Caixa, Detran, e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Secretaria da Fazenda, além de serviços da Prefeitura de Piracicaba.

“O Poupatempo é referência em atendimento de qualidade e o governo do Estado está expandindo o Programa para o Interior. Além de Piracicaba, mais 13 municípios terão um Posto Poupatempo”, diz Sidney Beraldo, Secretário de Estado de Gestão Pública.

Durante o evento, o secretário destacou o fato do novo posto também beneficiar os municípios vizinhos. “O Poupatempo atenderá toda a Região de Governo de Piracicaba”, disse.

Modelo de implantação
Agora, após assinatura do contrato, o próximo passo é a elaboração do edital de implantação e gestão do Poupatempo Piracicaba, que deverá ser publicado no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, já estão em andamento os projetos de arquitetura e engenharia que integrarão o edital desta concorrência pública, que escolherá a empresa que fará a implantação e gestão do Posto em Piracicaba.

O Poupatempo Piracicaba será viabilizado nos mesmos moldes do Posto Bauru, inaugurado em 2006. Ficarão a cargo da empresa contratada pela licitação pública todas as intervenções e obras para a implantação do Posto, bem como sua gestão. Assim, a empresa terá sob sua responsabilidade a prestação de serviços de atendimento, recepção, orientação e informação, que serão realizados por equipe contratada pela mesma e por funcionários públicos, que realizarão funções específicas dos servidores públicos, como a de papiloscopista.

A prestação de serviços continuará sendo responsabilidade dos Órgãos Públicos, como acontece hoje, e à Prodesp/Poupatempo caberá a gestão da qualidade a fim de manter o Padrão Poupatempo de atendimento.

Plano de Expansão do Programa Poupatempo
Em outubro de 2007 o Governo do Estado de São Paulo anunciou o Plano de Expansão do Poupatempo, que além da entrega dos Postos Santos, Osasco e São José do Rio Preto, com implantação já em andamento, prevê a instalação de 11 novas Unidades, nos municípios Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.

Essas 11 novas unidades estão dimensionadas para atender a demanda local, oferecendo cerca de 50 serviços públicos mais procurados pela população, como RG, Carteira de Trabalho e Renovação de CNH, além de acesso gratuito à internet, serviços que correspondem a cerca de 70% da demanda atual nos Postos Poupatempo.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos atuais 95 mil atendimentos para mais de 142 mil atendimentos por dia.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.
Poupatempo