Barra do Governo do Estado de São Paulo

Poupatempo

Perguntas e Dúvidas Frequentes


Para detalhes sobre a documentação necessária para a realização de cada serviço, consulte também o Guia de Informações sobre Serviços Públicos ou o Disque Poupatempo ( 0800 772 36 33 – ligação gratuita).

Caso sua dúvida não esteja respondida nas questões abaixo, ou sua manifestação seja uma reclamação, um elogio ou uma sugestão, clique aqui e envie sua mensagem para a Ouvidoria.


01- Como renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH)

02- Para renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH) preciso fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros?

03- No Poupatempo eu consigo trocar minha Permissão para Dirigir pela Carteira de Motorista definitiva?

04- Como eu faço para tirar a 2ª via da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH)? Preciso fazer exame médico?

05- Posso solicitar a transferência da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH) no Poupatempo?

06- Como e onde posso fazer o Licenciamento do meu carro?

07- A Transferência de veículo é feita no Poupatempo?

08- O que é preciso para tirar a Carteira de Identidade (RG)?

09- O que é necessário para tirar o Atestado de Antecedentes?

10- O Poupatempo emite o Registro de Identidade Civil – RIC?

11- Onde posso tirar a Carteira de Trabalho?

12- Como faço para dar entrada no Seguro-Desemprego?

13- O CPF (antigo CIC) pode ser solicitado no Poupatempo?

14- Posso tirar o Título de Eleitor no Poupatempo?

15- O Poupatempo emite Passaporte?

16- Posso dar entrada na minha aposentadoria no Poupatempo?

17- Gostaria de trabalhar no Poupatempo. Como devo proceder?

18- Quem tem direito ao atendimento preferencial?

19- Como eu faço para saber quais são os serviços oferecidos no Poupatempo?

20- Todos os Postos Poupatempo oferecem os mesmos serviços?

21- Por que devo agendar por alguns dos serviços do Poupatempo?

01 - Como renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH)

Você precisa se dirigir a um Posto de Atendimento do Detran ou a um posto do Poupatempo (exceção ao Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran).

AGENDAMENTO - Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a CNH, já que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na CNH, será necessário solicitar a transferência da CNH. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

Para mais informações sobre os procedimentos, pré-requisitos e documentos necessários, clique aqui.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



02 - Para renovar minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH) preciso fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros?

Esta exigência é apenas para os motoristas que possuem CNH anterior a 19 de novembro de 1999, e que, por algum motivo, não realizaram o curso ou a prova.

Para obter mais informações, consulte o sítio do Detran-SP, www.detran.sp.gov.br .

Topo



03 - No Poupatempo eu consigo trocar minha Permissão para Dirigir pela Carteira de Motorista definitiva?

Sim, a substituição da Permissão para Dirigir pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Motorista, como é mais conhecida, pode ser feita nos Postos do Poupatempo, com exceção do Posto Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. Clique aqui para ver os procedimentos.

Mas atenção!É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

Não será necessário fazer o exame médico, a não ser que a validade do exame médico que você fez, quando solicitou a sua Permissão para Dirigir tenha se encerrado.

AGENDAMENTO - Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Para mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários,clique aqui.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



04 - Como eu faço para tirar a 2ª via da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH)? Preciso fazer exame médico?

Há duas formas de fazer esta solicitação: via internet através do sítio do Detran, www.detran.sp.gov.br ou presencialmente em um Posto de Atendimento do Detran ou em um posto do Poupatempo, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran.

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão já que um dos documentos exigidos é a declaração para comprovação de residência. Caso o município do domicílio residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5.

O exame médico só será necessário se a CNH estiver vencida.

AGENDAMENTO - Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

Para mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários, clique aqui.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



05 - Posso solicitar a transferência da minha Carteira de Motorista (ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH) no Poupatempo?

Sim, mas para algumas situações. Se for alteração de endereço dentro do mesmo município, você pode fazer a solicitação em qualquer Poupatempo independente do município em que a CNH estiver registrada. Essa alteração será apenas no sistema, sem emissão de nova CNH e sem custo. Informações sobre os procedimentos clique aqui e escolha a opção alteração de dados e em seguida endereço.

Se você precisa fazer a transferência entre municípios do Estado de São Paulo, poderá fazer a solicitação no Poupatempo da cidade em que você irá residir. Ex.: Alguém que mudou de São Bernardo do Campo para São Paulo, poderá solicitar a transferência em qualquer Poupatempo da capital, exceto o Poupatempo Luz que não conta com os serviços do Detran. No caso contrário, ou seja, a mudança é de São Paulo para São Bernardo, a transferência deve ser solicitada no Poupatempo de São Bernardo. Clique aqui para obter informações sobre os procedimentos

Para transferências de cidades de outro Estado para um município do Estado de São Paulo, você deverá realizá-la no Detran, quando a transferência for para a capital, ou nas Ciretrans quando a transferência for para as demais cidades. O Poupatempo conta com Ciretrans nas seguintes cidades: Americana, Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Rio Claro, São Carlos, Suzano e Tatuí.

Clique aqui para obter informações sobre os procedimentos

Sugerimos também consulta ao sítio do Detran, www.detran.sp.gov.br.

Topo



06 -Como e onde posso fazer o Licenciamento do meu carro?

Você pode licenciar o seu veículo nos postos do Poupatempo, com exceção do posto Poupatempo Luz, que não conta com os serviços do Detran, e também nos postos do Detran (veja as informações acessando o www.detran.sp.gov.br).

Para mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários, clique aqui.

A outra forma para licenciar o veículo é através do Licenciamento Eletrônico, que é realizado através das agências bancárias, ou caixas eletrônicos de instituições conveniadas ao Detran. Nesta modalidade, você recebe o documento pelo Correios, sendo fundamental estar com o endereço atualizado. Para mais informações, consulte o sítio do Detran: www.detran.sp.gov.br.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



07 - A Transferência de veículo é feita no Poupatempo?

Vai depender da situação e do município. Em alguns postos do Poupatempo, a Ciretran está conveniada. É necessário saber ainda se a transferência é de propriedade ou de localidade, que pode ser entre municípios de São Paulo ou de outro Estado. Enfim, cada um desses serviços é específico.
Atenção: este serviço deve ser agendado diretamente no posto ou pelo www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo.

Transferências de propriedade podem ser realizadas nos postos Poupatempo que têm Ciretrans.

Para mais informações sobre os procedimentos, pré-requisitos e documentos necessários, quando atendido pelo Poupatempo clique aqui.

Para transferência de localidade que também pode ser classificado com “alteração de endereço”, a solicitação também poderá ser feita nos mesmos postos listados acima.

Para mais informações sobre os procedimentos, pré-requisitos e documentos necessários, quando atendido pelo Poupatempo clique aqui.

Para as demais localidades, como a cidade de São Paulo, a solicitação deve ser feita ao Detran. Assim, sugerimos pesquisa no http://www.detran.sp.gov.br clicando em "veículos" e depois escolher a sua opção em "transferência".

Para mais informações sobre os procedimentos, pré-requisitos e documentos necessários, quando atendido pelo Poupatempo clique aqui.



Topo



08 - O que é preciso para tirar a Carteira de Identidade (RG)?

Todo o procedimento e documentos necessários podem ser pesquisados clicando em RG - IIRGD, onde poderá ser escolhida a opção desejada.

O Instituto de Identificação da Polícia Civil, responsável pela emissão do documento, está presente em todos os Postos Poupatempo, prestando serviços de emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, para menores e maiores de idade, para cidadãos brasileiros, portugueses com título de igualdade e estrangeiros naturalizados.

ATENÇÃO: este serviço deve ser agendado. Você pode marcar dia e hora pela internet ou no próprio Posto. O agendamento pela internet é feito por meio do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo

O Disque Poupatempo atende pelo número 0800 772 36 33 de segunda a sexta, das 7 às 20 horas e aos sábados das 6h30 às 15 horas.

Topo



09 - O que é necessário para tirar o Atestado de Antecedentes?

O Instituto de Identificação da Polícia Civil, responsável pela emissão do documento, está presente em todos os Postos Poupatempo.

Para se informar sobre documentos e pré-requisitos, bem como prazos de emissão e outras informações, clique aqui.

PELA INTERNET - Desde o dia 30 de janeiro de 2006, existe a possibilidade do Atestado de Antecedentes ser emitido pela Internet, para os cidadãos que possuem RG emitido no Estado de São Paulo. Para realizar o serviço são necessários os mesmos dados do atendimento presencial: número do RG, data de expedição, data de nascimento e filiação. Em alguns casos, como erro no preenchimento do formulário ou pendências jurídicas, será solicitado o comparecimento a um posto de atendimento.

Atenção: também é necessário que o RG ( Carteira de Identidade) tenha o dígito de controle após o número. Se na RG do cidadão não consta o dígito, não será possível solicitar o Atestado de Antecedentes pela Internet, e ele terá que comparecer pessoalmente a um posto Poupatempo para solicitar o serviço.

Clique aqui para solicitar o serviço.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



10 - O Poupatempo emite o Registro de Identidade Civil – RIC?

Não. O RIC é um projeto do Governo Federal que visa a unificação de todos os documentos e com tecnologia digital que garantirá maior segurança. Mas não há um cronograma definido para sua implantação.

Topo



11 - Onde posso tirar a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social para cidadãos brasileiros, acima de 14 anos, é um documento do Ministério do Trabalho e do Emprego (www.mte.gov.br) e pode ser solicitada nos Postos do Poupatempo, com exceção dos Postos (Sert).

Para mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários, clique aqui.

A Secretaria do Emprego atende também nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT's). Confira os endereços dos PAT's.

Em todos os locais, o documento é emitido na hora. Nos Postos Poupatempo, você também pode tirar a 2ª via e a continuação da Carteira de Trabalho.

Veja aqui os endereços e horários e funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



12 - Como faço para dar entrada no Seguro-Desemprego?

O Seguro Desemprego é um benefício oferecido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (www.mte.gov.br), vinculado ao Governo Federal.

Nos Postos Poupatempo, a Secretaria de Emprego e das Relações do Trabalho (Sert) apenas recepciona os pedidos e os encaminha ao Ministério, sendo assim, um intermediário. Portanto, os procedimentos, regras e sistema são do Ministério.

Há outros locais onde pode-se dar entrada no benefício. São eles:

As DRTs (Delegacias Regionais do Trabalho) ou agências do Ministério do Trabalho (veja os endereços acessando o site http://www.mte.gov.br) e nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador).

Na capital os CATs (Centro de Atendimento ao Trabalho) também fazem o atendimento, bem como nos postos de atendimento dos sindicatos.

Informações adicionais sobre o Seguro-Desemprego podem ser obtidas no sítio do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Veja aqui os procedimentos no Guia de Informações do Poupatempo.

Topo



13 - O CPF (antigo CIC) pode ser solicitado no Poupatempo?

Sim, mas apenas nos postos que contam com o serviço dos Correios e/ou da Receita Federal.

Para informações sobre os serviços disponíveis nos Correios , clique aqui.

Para informações sobre os serviços disponíveis na Receita Federal , clique aqui.

Mas veja que o CPF pode ser solicitado também em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e ainda por internet diretamente no sítio da Receita Federal, www.receita.fazenda.gov.br clicando em “cadastro” e depois em “CPF” ou diretamente aqui

Atenção: não é mais emitida a segunda via do CPF. A segunda via do Cartão CPF foi instituída com o objetivo de substituir o cartão original, fornecido por ocasião da inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), nos casos de extravio ou de alteração nos dados deste cadastro.

Segundo a Receita Federal, a segunda via do CPF deixou de existir a partir de 27 de setembro de 2010 com a edição da Instrução Normativa RFB nº 1.042, de 10 de junho de 2010. Caso deseje a inclusão do número de seu CPF no documento de identidade, basta apresentar o “comprovante de inscrição” mencionado acima, juntamente com o restante da documentação necessária, conforme descrito no Guia de Informações sobre Serviços Públicos.

Para mais informações sobre os procedimentos e documentos necessários, consulte o Guia de Informações sobre Serviços Públicos. e clique, no lado esquerdo da tela em “CPF” – “Correios” ou “Receita Federal”

Veja aqui os endereços e horários de funcionamento dos Postos Poupatempo.

Topo



14 - Posso tirar o Título de Eleitor no Poupatempo?

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está presente somente nos postos Santo Amaro, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo prestando serviços de emissão do título eleitoral, transferência de domicílio, 2ª via do título e alteração de dados cadastrais, mas apenas para algumas Zonas Eleitorais.

Para você verificar se é eleitor de uma Zona Eleitoral atendida nesses postos do Poupatempo, deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP (11) 2858-2100, 3130-2100 e 148.

Para outras localidades ou outros serviços como justificativa eleitoral, emissão de guia de recolhimento para pagamento de multa e certidão de quitação eleitoral, clique aqui ou nos telefones acima informados.

Topo



15 - O Poupatempo emite Passaporte?

O Poupatempo não oferece este serviço.

O Passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal. Todas as informações, inclusive endereços, podem ser obtidas no sítio do órgão.

Topo



16 - Posso dar entrada na minha aposentadoria no Poupatempo?

Os Postos Poupatempo não realizam esse serviço.

Para obter informações complementares sobre aposentadoria, sugerimos consulta ao sítio da Previdência Social.

Lembramos que há Postos da Previdência Social em vários bairros de São Paulo, bem como nas cidades do interior. Os endereços podem ser pesquisados no sítio acima mencionado.

Topo



17 - Gostaria de trabalhar no Poupatempo. Como devo proceder?

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo e o seu quadro de pessoal é formado por: funcionários públicos próprios das entidades (federais, estaduais e municipais), funcionários da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), funcionários de empresas terceirizadas e estagiários.

Os funcionários públicos e da Prodesp são concursados através das respectivas Secretarias ou Entidades. Na ocasião da realização dos concursos, os Editais são publicados nos Diários Oficiais (Federal, Estadual, Municipal) e normalmente são veiculados também em jornais especializados em Concursos Públicos. No caso da Prodesp, o Edital é veiculado também no sítio: www.prodesp.sp.gov.br.

Os funcionários de empresas terceirizadas são recrutados pelas próprias empresas que participam do processo de licitação para a prestação de serviços no Poupatempo.

Atualmente as empresas são:

Poupatempo Americana
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Americana – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Andradina
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Andradina – Seleção” para adriana@mazzini.com.br

Poupatempo Araçatuba
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Araçatuba – Seleção” para recrutamento@poupatempoaracatuba.com.br

Poupatempo Araraquara
Enviar o currículo com assunto: “Trabalhar no Poupatempo” para ttbsararaquara@ttbsararaquara.com.br

Poupatempo Araras
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Araras – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Assis
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Assis – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Avaré
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Avaré – Seleção” para faleconosco@3pbrasil.com.br

Poupatempo Barretos
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Barretos – Seleção” para adriana@mazzini.com.br

Poupatempo Bauru
Deixar currículo, com o assunto: "Poupatempo Bauru - Seleção", no Posto com os funcionários do Balcão de Informação ou encaminhar via Correios, para Rua Incofidência, 4-50, Centro - Bauru/SP

Poupatempo Bebedouro
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Bebedouro – Seleção” para adriana@mazzini.com.br

Poupatempo Birigui
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Birigui – Seleção” para adriana@mazzini.com.br

Poupatempo Botucatu
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Botucatu – Seleção” para selecao.emprego.rh@gmail.com

Poupatempo Bragança Paulista
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Bragança Paulista – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Caieiras
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Caieiras – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Campinas Centro
Envio de Currículo: curriculo@datasist.com.br - Enviar em formato .doc

Poupatempo Campinas Shopping
Empresa: Alternativa Terceirização em Serviços Ltda.
Envio de Currículo: alternativashopping@gmail.com - A/C Lorival, Josibal e Leandro.

Poupatempo Caraguatatuba
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Caraguatatuba – Seleção” para curriculo@poupatempocaragua.com.br

Poupatempo Catanduva
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Catanduva – Seleção” para poupatempocatanduva@gmail.com

Poupatempo Cidade Ademar
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Cidade Ademar – Seleção” para rh@poupatempocidadeademar.com.br

Poupatempo Cotia
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Cotia – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Dracena
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Dracena – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Fernandópolis
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Fernandópolis – Seleção” para poupatempofernandopolis@gmail.com
IMPORTANTE: Mencionar no "Assunto" da msg o grau de escolaridade

Poupatempo Franca
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Franca – Seleção” para vera.lucia@ttbsfranca.com.be e paula.alves@ttbsfranca.com.br

Poupatempo Guarulhos
Empresa: Pro-Jecto
Envio de Currículo: selecao@pro-jecto.com

Poupatempo Indaiatuba
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Indaiatuba – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Itapetininga
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Itapetininga– Seleção” para faleconosco@3pbrasil.com.br

Poupatempo Itapeva
Enviar o currículo com o assunto: "Poupatempo Itapeva - Seleção" para faleconosco@3pbrasil.com.br

Poupatempo Itaquera
Empresa: Pro-Jecto
Envio de Currículo: selecao@pro-jecto.com

Poupatempo Itu
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Itu – Seleção” para faleconosco@3pbrasil.com.br

Poupatempo Jacareí
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Jacarei – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Jundiaí
Enviar o currículo com o assunto: "Poupatempo Jundiaí - Seleção" para rhjundiai@ttbs.com.br

Poupatempo Lapa
Comparecer pessoalmente levando o currículo

Poupatempo Limeira
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Limeira– Seleção” para cv@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Lins
Enviar o currículo com o assunto: "Poupatempo Lins - Seleção" para adriana@mazzini.com.br

Poupatempo Luz
Empresa: Pro-Jecto
Envio de Currículo: selecao@pro-jecto.com

Poupatempo Marília
Empresa: Consórcio Poupatempo Marília
Enviar o currículo com o assunto: "Poupatempo Marília - Seleção" para rh.curriculos@poupatempomarilia.com.br

Poupatempo Mogi das Cruzes
Empresa: Consórcio TTBS-Mogi das Cruzes
Envio de currículo com assunto: "Poupatempo Mogi das Cruzes - Seleção" para tais.castro@ttbsmogi.com.br

Poupatempo Mogi Guaçu
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Mogi Guaçu – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Osasco
Empresa: BK Consultoria
Envio de currículo com assunto: "Poupatempo Osasco - Seleção" para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Ourinhos
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Ourinhos – Seleção” para
silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Pindamonhangaba
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Pindamonhangaba – Seleção” para silvana@pro-jecto.com

Poupatempo Piracicaba
Enviar o currículo com o assunto: "Poupatempo Piracicaba - Seleção" para ptq_piracicaba@yahoo.com.br

Poupatempo Praia Grande
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Praia Grande – Seleção” para recrutamento.selecao@terracom.com.br

Poupatempo Presidente Prudente
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Presidente Prudente – Seleção” para rhprudente@ttbsprudente.com.br

Poupatempo Registro
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Registro – Seleção” para recrutamento.selecao@terracom.com.br

Poupatempo Ribeirão Preto
Empresa: Projecto Assessoria e Serviços Ltda
Envio de Currículo: projectoribeirao@yahoo.com.br

Poupatempo Rio Claro
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Rio Claro – Seleção” para rhpoupatemporioclaro@gmail.com

Poupatempo Santo Amaro
Enviar o currículo: fabiane@datasist.com.br

Poupatempo Santos
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Santos – Seleção” para recrutamento.selecao@terracom.com.br

Poupatempo São Bernardo do Campo
Empresa: Pro-Jecto
Envio de Currículo: selecao@pro-jecto.com

Poupatempo São Carlos
Enviar o currículo pessoalmente ou realizar cadastro na SERT

Poupatempo São João da Boa Vista
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo São João da Boa Vista – Seleção” para rh@bkconsultoria.com.br

Poupatempo São José do Rio Preto
Envio de Currículo: processoseletivo.rh@ttbsriopreto.com.br Obs: Mencionar no título da mensagem o grau de escolaridade

Poupatempo São José dos Campos
Empresa: Esperança Serviços Ltda.
Enviar o currículo: rh@esperancaservicos.com.br

Poupatempo Sé
Empresa: Pro-Jecto
Enviar currículo: selecao@pro-jecto.com

Poupatempo Sorocaba
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Sorocaba – Seleção” para adm@poupatemposorocaba.com.br

Poupatempo Suzano
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Suzano – Seleção” para cv@bkconsultoria.com.br

Poupatempo Tatuí
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Tatuí – Seleção” para rh@poupatempotatui.com.br

Poupatempo Taubaté
Entregar currículo pessoalmente na administração do posto

Poupatempo Votuporanga
Enviar o currículo com assunto: “Poupatempo Votuporanga – Seleção” para poupatempovotuporanga@gmail.com
IMPORTANTE: Mencionar no "Assunto" da msg o grau de escolaridade.

Topo



18 - Quem tem direito ao atendimento preferencial?

Têm direito ao atendimento preferencial em todos os Postos Poupatempo:

- pessoas com necessidades especiais (portadoras de deficiência);
- os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos (Lei Federal nº 10.741/2003);
- gestantes;
- lactantes;
- pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Alguns municípios possuem legislação que determina outros tipos de atendimento preferencial. Assim, por exemplo, nos Postos Poupatempo Campinas Centro e Campinas Shopping, acrescenta-se ao atendimento preferencial as pessoas doadoras de sangue, segundo a Lei Municipal nº 9.629/1998.

Topo



19 - Como eu faço para saber quais são os serviços oferecidos no Poupatempo?

O Poupatempo disponibiliza para os cidadãos um Guia de Informações com todos os requisitos necessários para solicitar os serviços (documentos, pré-requisitos, taxas, forma de pagamento, endereços dos Postos que prestam o serviço, e outras informações necessárias).

O Guia de Informações pode ser consultado:

- no link Órgãos e Serviços Disponíveis na página do Poupatempo;

- em totens multimídia presentes nos Postos Poupatempo.

- no Disque Poupatempo - 0800 772 36 33.

Topo



20 - Todos os Postos Poupatempo oferecem os mesmos serviços?

Não necessariamente. Para consultar a relação de serviços oferecidos por cada unidade do Poupatempo, consulte o Guia de Informações sobre Serviços Públicos ou o Disque Poupatempo - 0800 772 36 33 .

Topo





21 - Por que devo agendar por alguns dos serviços do Poupatempo?

A implementação do agendamento foi necessária já que chegou-se a um momento em que as pessoas chegavam muito cedo nos postos para tentarem pegar uma senha. Portanto, foram tomadas ações para organizar a demanda sempre crescente e para isso, optou-se pelo agendamento.

Topo







Poupatempo