98414
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - Detran-SP
FE16D636-9045-4ACF-A222-CEB51076E807
Solicitar Baixa Permanente do Veículo

Solicitar Baixa Permanente do Veículo

Iniciar
Última atualização: 3 de Novembro de 2025 às 14:27

A baixa permanente é o procedimento obrigatório para encerrar o registro de um veículo retirado definitivamente de circulação. Isso pode ocorrer em casos de: Perda total por sinistro; desmontagem; Venda como sucata; Leilão para desmontagem; Ou quando o veículo estiver sem licenciamento por dez anos ou mais e tiver ano de fabricação igual ou superior a vinte e cinco anos.

• Pessoa Fisica
• Pessoa Juridica
  1. Como fazer presencialmente

    1. Etapa 1 - Realize o Laudo Fotográfico para Baixa Permanente Veicular


      Compareça a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para realizar o laudo fotográfico de baixa permanente.


      A entrega dos itens listados abaixo deve ser realizada exclusivamente na Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) responsável pela emissão do laudo fotográfico de baixa permanente:

      • Placa(s) do veículo;
      • Recorte do chassi (VIN);
      • Certificado de Registro do Veículo (CRV), caso ainda utilize o modelo antigo (documento verde, emitido antes de 04/01/2021).


      Exceto quando o veículo estiver sem licenciamento há dez anos ou mais e tiver ano de fabricação igual ou superior a vinte e cinco anos.



      Atenção!

      Caso não possua a(s) placa(s) e/ou o CRV, será necessário apresentar declaração de extravio ou boletim de ocorrência eletrônico.

      A entrega do recorte do chassi (VIN) é obrigatória, exceto nos casos em que houver laudo pericial emitido pelo Instituto de Criminalística, comprovando a originalidade do veículo e a impossibilidade técnica de realizar o recorte.



      Etapa 2 - Agende e compareça ao atendimento


      Agende seu atendimento no portal do Detran-SP ou do Poupatempo, escolhendo a unidade, data e horário de sua preferência.

      No dia agendado, leve todos os documentos necessários e compareça pontualmente à unidade selecionada para concluir a solicitação de baixa permanente.

      Quanto custa


      Não há taxa para essa etapa

    2. Documentação necessária


      • Requerimento de baixa permanente - Clique Aqui para acessar o modelo.
      • Laudo de baixa permanente realizado pela ECV;
      • Declaração de extravio ou Boletim de Ocorrência — caso não possua a(s) placa(s) ou o CRV;
      • Laudo pericial do Instituto de Criminalística — obrigatório se o recorte do chassi (VIN) não puder ser feito;
      • Documento de identificação do proprietário — exigido se o pedido for feito por procurador ou despachante.
      • Em caso de veículo de pessoa jurídica:
      • Contrato social ou documento equivalente — digitalizado.
      • Procuração, se for o caso.
      • Se o solicitante for advogado não é necessário reconhecer firma na procuração, mas é obrigatória a apresentação da carteira da OAB.


      Licenciamento superior a dez anos e fabricação igual ou superior a vinte e cinco anos.




       Importante:



      A entrega do recorte do chassi (VIN) é obrigatória, exceto nos casos em que o laudo do Instituto de Criminalística comprove a originalidade do veículo e a impossibilidade técnica do recorte, bem como nos casos em que o veículo esteja sem licenciamento por período igual ou superior a dez anos e possua ano de fabricação igual ou superior a vinte e cinco anos.

    3. Duração do atendimento


      Não estimado
    4. Prazo para concluir


      3 dias úteis
  • Requerimento de baixa permanente
  • Recibo de entrega das placas e do CRV (documento verde) ou laudo de baixa permanente realizado pela ECV;
  • Declaração de extravio ou Boletim de Ocorrência — caso não possua a(s) placa(s) ou o CRV;
  • Laudo pericial do Instituto de Criminalística — obrigatório se o recorte do chassi (VIN) não puder ser feito;
  • Documento de identificação do proprietário — exigido se o pedido for feito por procurador ou despachante.
  • Em caso de veículo de pessoa jurídica:
  • Contrato social ou documento equivalente — digitalizado.
  • Se o solicitante for advogado:
  • Não é necessário reconhecer firma na procuração, mas é obrigatória a apresentação da carteira da OAB.


Importante:

A entrega do recorte do chassi (VIN) é obrigatória, exceto nos casos em que o laudo do Instituto de Criminalística comprove a originalidade do veículo e a impossibilidade técnica do recorte.


Esse serviço é feito em até 3 Dia(s)
Este serviço é gratuito.

Condições:  


  • O veículo esteja registrado no Estado de São Paulo;
  • Não haja restrição judicial ou policial ativa no cadastro.




Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art. 119:
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm

Tipo de Serviço

Presencial

Canais de Atendimento

Site: acessar
agendamento: agendar

Contato

O órgão responsável pelo serviço não disponibilizou informações para contato.

Redes Sociais

Órgão Responsável

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - Detran-SP

Unidades Prestadoras

Não atendemos esse serviço presencialmente.