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Fale com o Poupatempo

O Portal Poupatempo apresenta diversas informações e serviços de natureza pública, para que o cidadão encontre o que precisa num só local virtual.

Este ambiente é construído por pessoas das mais diferentes áreas, sendo constantemente avaliado e aprimorado para que você possa ser melhor atendido.

Dedicamos essa página para que você encontre os canais de comunicação com o Poupatempo, tire suas dúvidas e envie sugestões sobre como podemos melhorar o atendimento ao cidadão no estado de São Paulo.

Formulário para Manisfestação

Registre aqui sua manifestação.

Ouvidoria

Caso seu problema não tenha sido resolvido em outro canal de atendimento.

Perguntas mais frequentes

Você pode fazer um novo agendamento pela internet em nosso portal - www.poupatempo.sp.gov.br - usando a opção para incluir dependentes. Basta acessar o sistema de agendamento, escolher o serviço, posto, dia e horário e clicar em “Você + Dependentes”. Podem ser agendados pais, avós e filhos. 

 

Outra opção é por meio do Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo, que fica no canto inferior direito da tela do portal - www.poupatempo.sp.gov.br.

 

OBS: Caso você ainda não tenha CPF, quando o Poupinha te pedir o número você deve digitar "não tem", e então ele pedirá a data de nascimento.

No Portal do Poupatempo e pelo aplicativo SP Serviços, é possível acessar o Guia de Serviços do Poupatempo, onde estão disponíveis todas as informações necessárias que o cidadão precisa solicitar os serviços (documentos, pré-requisitos, taxas, forma de pagamento, endereços dos postos que prestam o atendimento, entre outras).

 

Para solicitar a 2ª via da sua CNH, você  primeiro deve marcar dia e horário para ser atendido pelo  Portal do Poupatempoaplicativo SP Serviços ou pelo atendente virtual Poupinha (disponível no canto inferior esquerdo deste portal).

O exame médico só será necessário se a CNH estiver vencida. 

Mas atenção! É necessário ter domicílio na cidade em que está registrada a Permissão para Dirigir, já que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Caso o município da residencial atual seja diferente do que está registrado na sua Permissão, será necessário solicitar a transferência do documento. Neste caso, veja a pergunta n° 5

Para mais informações sobre os procedimentos, requisitos e documentos necessários, clique aqui e escolha a opção DOCUMENTO PESSOAL > CNH > Segunda Via.

Sugerimos também consulta no
 Portal do Detran.SP.

O Seguro-Desemprego é um benefício oferecido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), vinculado ao Governo Federal.

Nos postos Poupatempo, a Secretaria de Emprego e das Relações do Trabalho (Sert) é o órgão responsável por atender aos pedidos e os encaminhar ao MTE, sendo assim, um intermediário. Portanto, os procedimentos, regras e sistema não são do Poupatempo, e sim do MTE.

Há outros locais que atendem solicitações do benefício. São eles:

​As Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) ou agências do Ministério do Trabalho, clique aqui e veja os endereços;

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) veja os endereços clicando aqui.

Na capital, o Centro de Atendimento ao Trabalho (CATs), clique aqui, também fazem o atendimento, bem como nos postos de atendimento dos sindicatos.

Informações adicionais sobre o Seguro-Desemprego podem ser obtidas no site do MTE.

Atenção: para alguns postos, você primeiro deve marcar dia e horário para ser atendido pelo  Portal do Poupatempoaplicativo SP Serviços ou pelo atendente virtual Poupinha (disponível no canto inferior esquerdo deste portal).

Clique aqui e veja na opção EMPREGO E TRABALHO > Seguro-Desemprego os procedimentos para a solicitação do serviço no Poupatempo.


 

Ao agendar o atendimento no Poupatempo, você deve optar por realizar o exame médico fora do posto. Assim, quando iniciar o processo no Poupatempo, você será encaminhado para realizar o exame em uma clínica credenciada ao Detran.SP.

O exame psicotécnico sempre é realizado em clínicas credenciadas ao Detran.SP. O encaminhamento é feito durante seu atendimento no Poupatempo.

Confira todas as informações no "Guia de Informações" no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo SP Serviços.

Nesse caso, você precisa realizar o serviço presencialmente em um posto de atendimento da Secretaria Estadual da Fazenda.

Para informações sobre quais postos Poupatempo oferecem atendimento da Secretaria Estadual da Fazenda, acesse o "Guia de Informações" no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo SP Serviços.

Para inclusão do nome social no Novo RG, o cidadão maior de 18 anos deve preencher e assinar o formulário de inclusão ou exclusão de nome social. Quando o solicitante for menor de 18 anos, o formulário deverá ser assinado por um responsável legal.

Para inclusão do CID, deve levar este Atestado Médico para fins de emissão de Carteira de Identidade (com informação sobre pessoa com vulnerabilidade ou condição particular de saúde, nos termos do decreto 9.278/18, artigo 8º, parágrafo 1º, inciso X), preenchido, com assinatura e carimbo do médico.

Pode sim, desde que seu RG anterior tenha sido emitido a partir de agosto de 2014 no Estado de São Paulo e não precise realizar alteração de dados no documento. O pagamento da taxa pode ser feito no cartão de débito e o prazo para retirada do documento em um posto é de até 5 dias úteis ou até 10 dias úteis para entrega pelos Correios.  

Você também pode utilizar os totens do Poupatempo para solicitar a segunda-via da CNH, CNH definitiva, certidões de CNH, Atestado de Antecedentes Criminais, pesquisar débitos e restrições de veículo e agendar seu atendimento em um dos postos fixos do programa.

Os postos Poupatempo que possuem atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) são: Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Itaquera, Lapa, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André, São Bernardo do Campo, Sé e Sorocaba.

Para ser atendido, basta o cidadão marcar data e horário pelos canais de agendamento do Poupatempo.

Para informações sobre o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), acesse: www.tre-sp.jus.br.

Para informações sobre a situação do atendimento nos postos, acesse o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo SP Serviços.

 

Basta entrar no Guia de Informações, escolher a opção desejada e verificar se na unidade em que você quer ser atendido (a) aparece um ícone vermelho, chamando atenção ao lado do nome do posto. Esse ícone demonstra algum problema no atendimento, que pode ser consultado clicando em cima dele. Caso o ícone vermelho não apareça, o serviço está disponível no momento.

Grave sua manifestação

O atendimento eletrônico do Poupatempo por telefone, que permite deixar gravada uma mensagem de voz para nossas equipes, está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, pronto para receber seu chamado:

De um telefone fixo:

Capital e Grande São Paulo

(11) 4135-9700

Demais municípios do estado de SP

0300 847 1998

De um celular:

Todos os municípios do estado de SP

(11) 4135-9700

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