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Perguntas mais frequentes

Os Postos Poupatempo retomaram as atividades, priorizando os serviços com exigência de atendimento presencial e com capacidade de atendimento limitada a 30%.

O atendimento pessoal é feito exclusivamente com agendamento prévio, que deve ser realizado pelos canais oficiais do Poupatempo: este portal (http://www.poupatempo.sp.gov.br/) e aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e IOS).

Aqui no portal do Poupatempo, acesse o menu Serviços, escolha “Documentos pessoais”, selecione “RG e antecedentes” e depois clique em “Atestado de antecedentes”.

É necessário ter cadastro no portal e estar logado. Se você possui RG emitido no estado de São Paulo e com dígito de controle, seu atestado será emitido automaticamente e você poderá imprimir e gerar um pdf para baixar ou compartilhar.

Caso não se enquadre nestas condições ou tenha algum impedimento para a emissão do Atestado por meio eletrônico, poderá agendar o atendimento presencial para solicitação do documento no próprio portal.

 

Lembrando que os Postos Poupatempo retomaram as atividades priorizando os serviços com exigência de atendimento presencial e com capacidade de atendimento limitada a 30%.

O atendimento pessoal é feito exclusivamente com agendamento prévio, que deve ser realizado pelos canais oficiais do Poupatempo: http://www.poupatempo.sp.gov.br/ e aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e IOS).

O Seguro Desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal. Você pode dar entrada no seguro desemprego pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego, ou pelo APP da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS.

Caso precise de orientação ou tenha dificuldade na solicitação, entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link http://trabalho.gov.br/contato. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails suporte.sd@sde.sp.gov.br ou trabalho.sp@mte.gov.br, e também pelo telefone 158.

Na Capital, a prefeitura de São Paulo também orienta pelo telefone 156 e se necessário agenda para atendimento nos CATEs (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), reabertos desde 24/04/2020.

Se precisar de mais orientações, você pode descrever sua situação no Fale Conosco e a equipe do Poupatempo entrará em contato.

 

O Seguro Desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal. Se o seu seguro desemprego for negado, você pode solicitar o recurso pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-recurso-relativo-ao-seguro-desemprego ou pelo APP da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS.

Caso precise de orientação ou tenha dificuldade na solicitação, entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link: http://trabalho.gov.br/contato. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails suporte.sd@sde.sp.gov.br ou trabalho.sp@mte.gov.br, e também pelo telefone 158.

Se precisar de mais orientações, você pode descrever sua situação no Fale Conosco e a equipe do Poupatempo entrará em contato.

Desde 26/05 é possível fazer a Renovação Simplificada (on-line). Acesse o site do Detran para solicitar o serviço e agendar o exame médico. Após o atendimento, receba sua CNH em casa, pelos Correios.

A emissão do documento será feita e a CNH Digital estará disponível para download no aplicativo Carteira de Trânsito Digital, do Governo Federal, que orientamos que você baixe em seu celular. A versão digital da CNH tem o mesmo valor jurídico e a mesma validade da versão impressa. A via impressa da sua CNH será enviada pelos Correios para seu endereço cadastrado no Detran.SP.

Se preferir, acesse o portal do Poupatempo e faça a Renovação da CNH da mesma forma, sem precisar ir a uma unidade e recebendo o seu documento em casa. Se não conseguir, verifique o posto mais próximo de você e agende seu atendimento.

Se precisar de mais orientações, volte a nos escrever para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 


Se precisar de mais orientações, basta enviar sua questão específica para o Fale Conosco para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

 

Agora, o serviço de transferência do veículo seja de propriedade (em caso de compra e venda) ou de localidade (mudança de cidade ou estado) é feito exclusivamente de forma eletrônica.

O proprietário deve acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) para enviar a documentação necessária, clicando no menu "Veículos", e depois na opção "Transferência do Veículo".
Para saber mais sobre o procedimento de Transferência do Veículo, acesse https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/TransferenciaVeiculo

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

O atendimento da Farmácia de Alto Custo, oferecido no Poupatempo São Bernardo do Campo, está funcionando e atendendo aos seus usuários neste período da quarentena no horário habitual: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Atenção para o acesso ao local, pois está sendo utilizada somente a entrada pelo portão da esquina da Rua Nicolau Filizola com a Rua Jurubatuba.

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

A Carteira de Trabalho é Digital desde setembro de 2019. Não é mais necessário apresentar a Carteira de Trabalho Física, no formato do "caderninho azul". Na maioria dos casos de contratação é suficiente informar o número do CPF ao empregador.

Baixe o aplicativo 'Carteira de Trabalho Digital' em seu celular ou acesse pela Internet o site gov.br e cadastre sua senha. O aplicativo disponibiliza uma relação de dúvidas frequentes para consulta, é possível verificar como o documento funciona e todos os detalhes.

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

Em relação ao CPF, informamos que o documento é emitido pela Receita Federal do Brasil, e as informações podem ser obtidas pelo site http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf .

Pessoas de 16 a 25 anos que possuam Título de Eleitor regular, podem solicitar a inscrição no CPF direto pela internet.

Entretanto, desde 14 de abril, em razão da necessidade de atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal, a Receita Federal está realizando a inscrição no CPF via e-mail corporativo, sem a obrigatoriedade do Título de Eleitor. 

Informações sobre como proceder e quais os documentos necessários no link https://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2020/abril/contribuintes-de-qualquer-idade-poderao-realizar-inscricao-no-cpf-gratuitamente-por-email 

 

Informamos, ainda, que não existe mais segunda via do CPF. É possível gerar o comprovante de inscrição pelo link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp

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O CPF é um documento emitido pela Receita Federal do Brasil e a maioria dos casos de regularização pode ser feita on-line, gratuitamente, pelo próprio site da Receita.

Antes de solicitar a regularização do seu CPF, verifique sua situação cadastral neste link https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp  . 

Se seu CPF estiver com situação REGULAR, não há pendência com a Receita Federal e significa que ele está ativo e pronto para uso.

Se a situação do seu CPF for SUSPENSA, você pode pedir a regularização diretamente no link https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp .

Se precisar alterar dados, porque seu nome ou alguma outra informação não está correta, pode solicitar a alteração em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp

Outras situações de regularização, para o cidadão que declarar Imposto de Renda, podem ser solicitadas pelo Chat da Receita http://receita.economia.gov.br/contato/chat ou ainda pelo envio de-mail para atendimentorfb.08@rfb.gov.br (endereço válido para o Estado de São Paulo).

A Receita Federal do Brasil também disponibilizou um passo a passo completo para regularização do CPF on-line, que está disponível em http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/cadastros/texto-voucher-caixa-final.pdf

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

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