February

2020

Governo de São Paulo inaugurou neste sábado (01/02) postos do Poupatempo em Aguaí e Salto

01/02/2020

As novas unidades contam com formato inovador de atendimento e oferta de serviços digitais para autonomia e comodidade dos cidadãos

O Governo de São Paulo inaugurou na manhã deste sábado (1º) os postos de atendimento do programa Poupatempo nos municípios de Aguaí, região centro-leste, e de Salto, no sudeste paulista. As duas inaugurações contaram com a presença do Vice-governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

Na cidade de Aguaí, o Vice-governador foi recepcionado pelo Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, e por autoridades municipais. Em Salto, Garcia oficializou a abertura do posto ao lado de Murilo Macedo, Diretor da Prodesp.

Durante as inaugurações, Rodrigo Garcia falou sobre o novo modelo de atendimento do Poupatempo. “O Poupatempo oferece serviços públicos de qualidade e de forma eficiente. Agora, precisamos fazer com que ele esteja presente também no celular das pessoas. O desafio do serviço público é esse, conseguir acompanhar a tecnologia para que o Poupatempo amplie a oferta de serviços digitais. Esse é o desafio da Prodesp”, afirmou Garcia, que aproveitou para destacar a importância da ampliação dos serviços digitais. “A possibilidade de também oferecer serviços municipais, tanto presenciais quanto eletrônicos, vai aproximar cada vez mais o Estado do cidadão. Com um modelo de atendimento enxuto e eficiente, conseguiremos levar os serviços públicos do Governo de São Paulo para todos os 645 municípios paulistas”, finalizou.

Os postos de Aguaí e de Salto fazem parte de um projeto piloto do novo modelo de atendimento do Poupatempo. Mais moderna, inteligente e com menor custo, as unidades manterão os atendimentos presenciais, no reconhecido padrão de qualidade do Poupatempo, e passarão a ofertar serviços digitais, trazendo mais comodidade e autonomia aos cidadãos.

Para o Superintendente da Prodesp, Ernesto Mascellani Neto, que esteve em Aguaí,  o caminho para facilitar a vida do cidadão é ampliar a oferta de serviços e levar o padrão Poupatempo para todas as regiões do Estado, sem perder a eficiência do programa. “Essa unidade representa um novo modelo, muito mais eficiente e digital, que vai proporcionar a integração dos serviços oferecidos pelo Estado e o município, com um baixo custo. Vamos aprender muito com vocês, e sem dúvida alguma replicar esse modelo em todo o Estado”, ressaltou Neto.

O Poupatempo em Aguaí está localizado na Praça Tancredo Neves, 23, no Centro e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. A unidade possui uma área de 277 metros quadrados e tem capacidade para realizar cerca de 240 atendimentos por dia, como RG, CNH, Sabesp,  CDHU, declaração de matrícula e boletim escolar, além de serviços municipais como IPTU, Certidão Negativa de Contribuinte, Certidão negativa de imóvel, entre outros. No total, são 74 serviços oferecidos, sendo 34 deles virtuais.

Além da população do município, o posto também irá beneficiar habitantes da região, em cidades como Vargem Grande do Sul, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga e Espírito Santo do Pinhal.

Em Salto, a cerimônia aconteceu na Rua das Traíras, 85, bairro Salto de São José, onde está localizada a nova unidade. O Diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explicou que o novo conceito do programa permite que os serviços oferecidos no Poupatempo sejam realizados por meio de Balcão Único, com atendentes capacitados para todo tipo de atendimento.

“O objetivo é aumentar nosso leque de opções, para que, de forma presencial ou virtual, o padrão Poupatempo de qualidade seja mantido e a população satisfeita com os serviços públicos do Estado e dos municípios”, destacou Macedo.

O Poupatempo em Salto possui uma área de 225 metros quadrados e tem capacidade para realizar cerca de 340 atendimentos por dia, como RG, CNH, Sabesp, CDHU, declaração de matrícula e boletim escolar, além de serviços municipais como IPTU, Certidão Negativa de Contribuinte, Certidão negativa de imóvel, entre outros. No total, são 75 serviços oferecidos, sendo 35 deles virtuais.  A unidade funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Importante destacar que, assim como acontece em todas as demais unidades de atendimento ao cidadão do Governo do Estado, os serviços presenciais do Poupatempo são realizados mediante agendamento de dia e horário, pelos seguintes canais:

Portal – www.poupatempo.sp.gov.br;

Poupinha (assistente virtual do Poupatempo): disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela);

Aplicativo SP Serviços;

Totens de autoatendimento – disponíveis na própria unidade;

Atendimento eletrônico (telefone fixo): 0300 847 1998 e demais municípios do estado de São Paulo de celular: (11) 4135-9700.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 76 unidades, em todas as regiões do Estado.

Mais digital, moderno e ágil, o Poupatempo, programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, ampliou para 50 a quantidade de serviços digitais, oferecendo um vasto leque para que os cidadãos possam concluir seus serviços de maneira autônoma, com mais rapidez e praticidade.

Login Modal