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O Poupatempo

O Programa Poupatempo foi implantado em 1997 para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos. O programa reúne em um único local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, realizando atendimento sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia.

 

O Poupatempo Sé, primeira unidade do programa, foi inaugurada em 20 de outubro de 1997, na Praça do Carmo, próximo à Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo. Com a aprovação da sociedade ao padrão de atendimento do Poupatempo, o programa se expandiu. Hoje, são 72 postos de atendimento.

 

Entre os serviços mais solicitados estão emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de Veículos, Atestado de Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho.

 

Informações sobre serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no aplicativo SP Serviços ou pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br . Os atendimentos são agendados para garantir conforto aos cidadãos e a eficiência ao programa. O 'Padrão Poupatempo' tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.

 

HISTÓRIA E PRINCÍPIOS

Dois livros digitais disponíveis na internet reúnem história e princípios do programa Poupatempo:

 

'Poupatempo 20 anos (2018): Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão' reúne dados históricos e artigos sobre o programa. CLIQUE AQUI (formato espelhado) ou  AQUI ​(Formato para impressão).


 

 

 

'Reconstruindo valores públicos' (2006): a implantação do  Programa Poupatempo e  princípios de desburocratização, transparência e qualidade dos serviços públicos, com  recomendações para o planejamento e gestão de unidades de atendimento eficientes em instituições públicas. CLIQUE AQUI.

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