Perguntas frequentes

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O atendimento pessoal é feito exclusivamente com agendamento prévio, que deve ser realizado pelos canais oficiais do Poupatempo: este portal (http://www.poupatempo.sp.gov.br/) e aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e IOS).

Aqui no portal do Poupatempo, acesse o menu Serviços, escolha “Documentos e Registros Pessoais”, selecione “Antecedentes” e depois clique em “Atestado de antecedentes criminais”.

É necessário ter cadastro no portal e estar logado. Se você possui RG emitido no estado de São Paulo e com dígito de controle, seu atestado será emitido automaticamente e você poderá imprimir e gerar um pdf para baixar ou compartilhar.

Caso não se enquadre nestas condições ou tenha algum impedimento para a emissão do Atestado por meio eletrônico, poderá agendar o atendimento presencial para solicitação do documento no próprio portal.

O atendimento pessoal é feito exclusivamente com agendamento prévio, que deve ser realizado pelos canais oficiais do Poupatempo: http://www.poupatempo.sp.gov.br/ e aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e IOS).

O Seguro Desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal. Você pode dar entrada no seguro desemprego pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego, ou pelo APP da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS.

Caso precise de orientação ou tenha dificuldade na solicitação, entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link http://trabalho.gov.br/contato. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158.

Na Capital, a prefeitura de São Paulo também orienta pelo telefone 156 e se necessário agenda para atendimento nos CATEs (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).

Se precisar de mais orientações, você pode descrever sua situação no Fale Conosco e a equipe do Poupatempo entrará em contato.

 

O Seguro Desemprego é um benefício concedido pelo Governo Federal. Se o seu seguro desemprego for negado, você pode solicitar o recurso pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-recurso-relativo-ao-seguro-desemprego ou pelo APP da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS.

Caso precise de orientação ou tenha dificuldade na solicitação, entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link: http://trabalho.gov.br/contato. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158.

Se precisar de mais orientações, você pode descrever sua situação no Fale Conosco e a equipe do Poupatempo entrará em contato.

Desde 26/05/21 é possível fazer a Renovação Simplificada (on-line). Acesse o site do Detran para solicitar o serviço e agendar o exame médico. Após o atendimento, receba sua CNH em casa, pelos Correios.

A emissão do documento será feita e a CNH Digital estará disponível para download no aplicativo Carteira de Trânsito Digital, do Governo Federal, que orientamos que você baixe em seu celular. A versão digital da CNH tem o mesmo valor jurídico e a mesma validade da versão impressa. A via impressa da sua CNH será enviada pelos Correios para seu endereço cadastrado no Detran.SP.

Se preferir, acesse o portal do Poupatempo e faça a Renovação da CNH da mesma forma, sem precisar ir a uma unidade e recebendo o seu documento em casa. Se não conseguir, verifique o posto mais próximo de você e agende seu atendimento.

Se precisar de mais orientações, basta enviar sua questão específica para o Fale Conosco para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

 

Agora, o serviço de transferência do veículo, seja de propriedade (em caso de compra e venda) ou de localidade (mudança de cidade ou estado) é feito da seguinte forma:

- Pela Internet: O proprietário deve acessar o portal do Poupatempo para enviar a documentação necessária, no menu "Transporte e Veículos", selecionar "Veículos", e depois "Transferências do veículo", selecionar a opção na qual se encaixe seu caso e seguir as instruções.

- Presencialmente, na Unidade de atendimento do Poupatempo ou Detran.SP, com agendamento prévio pelo portal do Poupatempo.

Atenção: o serviço deve ser solicitado em unidade no município em que o veículo está registrado.

Já o CRV é no formato eletrônico desde 04/01/2021, quando deixou de ser impresso em papel moeda.

Segundo resolução nacional, agora é tudo digital e o Licenciamento Digital (CRLV-e) passa a valer como CRV e Certificado de Licenciamento Anual (CLA).

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

O atendimento da Farmácia de Alto Custo, oferecido exclusivamente no Poupatempo São Bernardo do Campo, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

A Carteira de Trabalho é Digital desde setembro de 2019. Não é mais necessário apresentar a Carteira de Trabalho Física, no formato do "caderninho azul". Na maioria dos casos de contratação é suficiente informar o número do CPF ao empregador.

Baixe o aplicativo 'Carteira de Trabalho Digital' em seu celular ou acesse pela Internet o site gov.br e cadastre sua senha. O aplicativo disponibiliza uma relação de dúvidas frequentes para consulta, é possível verificar como o documento funciona e todos os detalhes.

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

Em relação ao CPF, informamos que o documento é emitido pela Receita Federal do Brasil, e as informações podem ser obtidas pelo site https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-cartao-de-cpf.

Pessoas de 16 a 25 anos que possuam Título de Eleitor regular, podem solicitar a inscrição no CPF direto pela internet.

O serviço tem acesso facilitado aqui pelo portal do Poupatempo, pelo menu Documentos e Registros Pessoais, na categoria CPF, clique em Solicitação de Inscrição no CPF. 

Informamos, ainda, que não existe mais segunda via do CPF e que é possível gerar o comprovante de inscrição também pelo portal do Poupatempo.

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

O CPF é um documento emitido pela Receita Federal do Brasil e a maioria dos casos de regularização pode ser feita on-line, gratuitamente, pelo próprio site da Receita.

O serviço tem acesso facilitado aqui pelo portal do Poupatempo, pelo menu Documentos e Registros Pessoais, na categoria CFP.

Antes de solicitar a regularização do seu CPF, verifique sua situação cadastral

Se seu CPF estiver com situação REGULAR, não há pendência com a Receita Federal e significa que ele está ativo e pronto para uso.

Se a situação do seu CPF for SUSPENSA, você pode pedir a regularização.

Se precisar alterar dados, porque seu nome ou alguma outra informação não está correta, pode solicitar a alteração

Caso necessite de mais orientações, basta escrever para o Fale Conosco e enviar sua questão específica para que possamos auxiliá-lo adequadamente.

 

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