Implantado em 1997 para facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo, o Poupatempo se mantém atual e cada vez mais próximo da população.
Tendo como base seu DNA em inovação, o Programa se modernizou nas duas últimas décadas e, além de expandir as unidades físicas e totens de autoatendimento, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com 260 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser.
Em 2020, um novo modelo de Poupatempo começou a ser implantado, com unidades mais compactas em cidades de menor porte, em parceria com os municípios. Além disso, os atendimentos do Detran.SP passaram a ser integrados ao Poupatempo, unificando os serviços mais solicitados pelos cidadãos em um único local, com a expertise do atendimento de excelência do Programa, reconhecido oito vezes consecutivas como o ‘Melhor de São Paulo’, em pesquisa Datafolha. Em 2022, pesquisa de satisfação realizada com os usuários apontou 98% de aprovação.
Em abril de 2021, o Governo de São Paulo anunciou o maior plano de expansão da história do Poupatempo. Desde então, 192 novos postos foram autorizados para implantação em cidades de todas as regiões do Estado. Hoje, são 226 unidades em pleno funcionamento.
A ampliação e aprimoramento do atendimento presencial ou remoto são premissas do Poupatempo. Para quem tem dúvidas sobre como realizar os processos de forma online, o portal oferece cartilhas com o passo a passo dos serviços mais solicitados. Também no site e no canal do Poupatempo no Youtube, disponibilizamos vídeos tutoriais.
Atualmente, todas as unidades em funcionamento contam com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito. Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e serão recebidos em casa, pelos Correios.
É assim, investindo em tecnologia e treinamento dos colaboradores, digitalizando processos, revendo conceitos e ampliando a abrangência dos serviços que o Poupatempo está ainda mais perto da população.
Dois livros digitais disponíveis na internet reúnem história e princípios do programa Poupatempo:
Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão' reúne dados históricos e artigos sobre o programa.
A implantação do Programa Poupatempo e princípios de desburocratização, transparência e qualidade dos serviços públicos com recomendações para o planejamento e gestão de unidades de atendimento eficientes em instituições públicas.