Último mutirão de renovação de CNH deste mês tem 11 mil vagas disponíveis

A partir de quarta-feira (24), interessados podem realizar o agendamento gratuito nos canais oficiais do

23/05/2023 - 10:03

A partir de quarta-feira (24), interessados podem realizar o agendamento gratuito nos canais oficiais do programa 

 

Neste sábado (27), o Poupatempo, em parceria com o Detran-SP promove mais um mutirão no mês de maio para renovação de CNH. Serão oferecidas mais de 11 mil vagas para esta edição. Na semana anterior, 9,3 mil atendimentos foram concluídos durante a ação no Poupatempo. 

 

Os condutores interessados podem realizar o agendamento – que além de obrigatório é totalmente gratuito - a partir desta quarta (24). O foco é atender motoristas que precisam regularizar a situação das habilitações até o final deste mês. 

 

Nos mutirões dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, os postos do Poupatempo contabilizaram 84,3 mil atendimentos. 

 

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Ou seja, quem tem a habilitação válida em maio deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 antes da validade. 

 

Importante lembrar que até 31 de maio é a última oportunidade para os motoristas com as CNHs vencidas em setembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  O calendário vigente com vencimentos de 2022 termina em agosto deste ano, conforme abaixo: 

  

 Mês/Ano de Vencimento   

Prazo Máximo   

Setembro/2022   

Maio/2023   

Maio/2023   

Outubro/2022   

Junho/2023   

Junho/2023   

Novembro/2022   

Julho/2023   

Julho/2023   

Dezembro/2022   

Agosto/2023   

Agosto/2023   

  

Agendamento obrigatório 

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado "P", disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.   

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH. Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada. 

  

Em 2023, o Poupatempo já registra mais de 1,3 milhão de atendimentos para renovação de CNH, entre serviços presenciais e eletrônicos. 

  

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado. 

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo. 

  

Serviço: 

Mutirão para renovação de CNH 

Data: sábado, dia 27 de maio 

Horário: das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com a unidade escolhida. Para consultar os endereços e horários, basta acessar: www.poupatempo.sp.gov.br. 

Complementary Content
${loading}