Web Content Viewer

História e princípios

História e princípios

Implantado em 1997 para facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo, o programa Poupatempo se mantém atual e cada vez mais próximo da população.

Tendo como base seu DNA em inovação, o Poupatempo se modernizou nas duas últimas década e, além de expandir as unidades físicas, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com mais de 150 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser. E a meta de ampliação é promissora. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022. 

No último ano, um novo modelo de Poupatempo começou a ser implantado, possibilitando a instalação de unidades mais compactas em cidades de menor porte, em parceria com os municípios. Além disso, os atendimentos do Detran.SP passaram a ser integrados ao Poupatempo, unificando os serviços mais solicitados pelos cidadãos em um único local, com a expertise do atendimento de excelência do programa, reconhecido sete vezes consecutivas como o ‘Melhor de São Paulo’, em pesquisa Datafolha. Em 2020, já funcionando em novo formato, pesquisa de satisfação realizada com os usuários apontou 99% de aprovação.

Com o sucesso das novas unidades, já são 14 em funcionamento desde o início da gestão, o Governo de São Paulo anunciou o novo e maior Plano de Expansão da história do programa. Desde abril de 2021, 85 novos postos foram autorizados para implantação em cidades de todas as regiões do Estado.  

A ampliação e aprimoramento do atendimento presencial ou remoto são premissas do Poupatempo. Para quem tem dúvidas sobre como realizar os processos de forma online, o portal oferece cartilhas com o passo a passo dos serviços mais solicitados. Também no site e no canal do Poupatempo no Youtube, disponibilizamos vídeos tutoriais.

Atualmente, quase todas as unidades em funcionamento contam com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito. Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e serão recebidos em casa, pelos Correios. 

É assim, investindo em tecnologia e treinamento dos colaboradores, digitalizando processos, revendo conceitos e ampliando a área de abrangência dos serviços que o Poupatempo permanece com o mesmo padrão de qualidade reconhecido pela população.

Dois livros digitais disponíveis na internet reúnem história e princípios do programa Poupatempo:

Poupatempo 20 anos (2018)

Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão' reúne dados históricos e artigos sobre o programa.

Reconstruindo valores públicos (2006)

A implantação do Programa Poupatempo e princípios de desburocratização, transparência e qualidade dos serviços públicos com recomendações para o planejamento e gestão de unidades de atendimento eficientes em instituições públicas.

Login Modal