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História e princípios

História e princípios

O Programa Poupatempo foi implantado em 1997 para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos. O programa reúne em um único local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, realizando atendimento sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia.

O Poupatempo Sé, primeira unidade do programa, foi inaugurado em 20 de outubro de 1997, na Praça do Carmo, próximo à Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo. Com a aprovação da sociedade ao padrão de atendimento do Poupatempo, o programa se expandiu. Hoje, são 82 postos de atendimento.

Pelos canais digitais - portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento - são mais de 130 opções de serviços disponíveis, como renovação e a segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, entre outros.

Informações sobre serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no portal e app do programa. Os atendimentos presenciais são agendados para garantir conforto aos cidadãos e a eficiência ao programa. O 'padrão Poupatempo' se tornou um modelo de atendimento seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.

Dois livros digitais disponíveis na internet reúnem história e princípios do programa Poupatempo:

Poupatempo 20 anos (2018)

Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão' reúne dados históricos e artigos sobre o programa.

Reconstruindo valores públicos (2006)

A implantação do Programa Poupatempo e princípios de desburocratização, transparência e qualidade dos serviços públicos com recomendações para o planejamento e gestão de unidades de atendimento eficientes em instituições públicas.

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