História e princípios

Implantado em 1997 para facilitar o acesso aos serviços públicos no Estado de São Paulo, o programa Poupatempo se mantém atual e cada vez mais próximo da população.

Tendo como base seu DNA em inovação, o Poupatempo se modernizou nas duas últimas década e, além de expandir as unidades físicas, agora também está na casa das pessoas, na palma da mão, seja pelo aplicativo Poupatempo Digital, portal ou pelo WhatsApp, com serviços eletrônicos que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser.

Nos últimos anos, um novo modelo de Poupatempo começou a ser implantado, possibilitando a instalação de unidades mais compactas em cidades de menor porte, em parceria com os municípios. Além disso, os atendimentos do Detran.SP passaram a ser integrados ao Poupatempo, unificando os serviços mais solicitados pelos cidadãos em um único local, com a expertise do atendimento de excelência do programa, reconhecido oito vezes consecutivas como o ‘Melhor de São Paulo’, em pesquisa Datafolha.

Com o sucesso das novas unidades, o Governo de São Paulo realizou o maior Plano de Expansão da história do programa. Desde abril de 2021, 85 novos postos foram autorizados para implantação em cidades de todas as regiões do Estado.  

A ampliação e aprimoramento do atendimento presencial ou remoto são premissas do Poupatempo. 

Atualmente, todas as unidades em funcionamento contam com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito. Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e serão recebidos em casa, pelos Correios. 

É assim, investindo em tecnologia e treinamento dos colaboradores, digitalizando processos, revendo conceitos e ampliando a área de abrangência dos serviços que o Poupatempo permanece com o mesmo padrão de qualidade reconhecido pela população.

LIVROS DIGITAIS DO PROGRAMA POUPATEMPO

Reconstruindo valores públicos

A implantação do Programa Poupatempo e princípios de desburocratização, transparência e qualidade dos serviços públicos com recomendações para o planejamento e gestão de unidades de atendimento eficientes em instituições públicas.

Poupatempo 20 anos (2018)

Excelência no atendimento e novas tecnologias a serviço do cidadão' reúne dados históricos e artigos sobre o programa.