November

2021

Governo de São Paulo autoriza novas unidades do Poupatempo para a região de Itapeva

23/11/2021

Beneficiando cerca de 170 mil habitantes, futuros postos serão instalados nos municípios de Angatuba, Apiaí, Buri, Itaí, Paranapanema, Piraju e Taquarituba; Estado investirá um total de R$ 910 mil
O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (23), durante evento do RetomaSP, a implantação de sete novas unidades do Poupatempo para a região de Itapeva, nos municípios de Angatuba, Apiaí, Buri, Itaí, Paranapanema, Piraju e Taquarituba. Os futuros postos de atendimento já ultrapassam a marca de 100 autorizados, com parte do plano de expansão do programa, que prevê instalações mais compactas e com foco no digital.
“Boa notícia para a população de Itapeva. Quando inaugurados, os novos postos do Poupatempo irão beneficiar mais de 170 mil habitantes dos municípios e entorno. Além disso, trarão diversas opções, do Detran.SP e também das prefeituras, para atender e facilitar sempre mais a vida dos cidadãos”, afirmou o Vice-Governador e secretário de Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia.
Durante o evento, também foram entregues mais de 600 cartões do Bolsa do Povo. Operacionalizado pela Prodesp, o programa unifica ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes aos beneficiários.
“Estamos expandindo os postos do Poupatempo para beneficiar os municípios, inclusive os de menor porte, do estado de São Paulo. Já autorizamos instalações mais modernas e compactas nas cidades de Itararé e Capão Bonito e, até o momento, somando os novos anúncios, teremos um total de nove unidades previstas para a região”, diz Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo. “Além disso, estamos muito contentes pela distribuição dos cartões do Bolsa do Povo, o maior programa de assistência social da história do Estado. Amparar os cidadãos nessa retomada econômica é, com certeza, um dos grandes objetivos desta gestão”.
As futuras unidades do Poupatempo, planejadas para funcionar em formato mais moderno e inteligente, contarão com sistema Balcão Único e atendentes multitarefa. Cada uma delas terá investimento de R$ 130 mil pelo Estado, com capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia.
Os novos postos são implantados por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.
Das 104 unidades anunciadas pela administração estadual até o momento, 10 estão em operação, nas cidades de Atibaia, Caçapava, Capão Bonito, Ferraz de Vasconcelos, Ibaté, Ibitinga, Itatinga, Neves Paulista, Porto Ferreira e Ubatuba. As demais, seguem em fase de implantação, em parceria com as prefeituras. Desde o início da gestão, 21 novos postos já funcionam com a nova estrutura do Poupatempo. Além dos que operam desde abril deste ano, há unidades mais modernas nos municípios de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré, além de uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.
“As cidades contempladas com as novas unidades receberão um modelo de atendimento mais enxuto, eficiente e com foco no digital. O formato, com estrutura inovadora, foi possível graças à integração dos órgãos, permitindo que os serviços públicos cheguem cada vez mais perto da população. Nosso objetivo é continuar ofertando, sempre mais e melhor, diversas opções aos cidadãos, de forma ágil e simplificada”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Diretor-Presidente do Detran.SP.

Desde o início da gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são mais de 160 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Login Modal