Avisos

12

July

2018

Prodesp e Poupatempo alertam para golpes

Evite despachantes virtuais. Prodesp não solicita depósito em banco.

Muitas pessoas estão recebendo cartas falsas em nome da Prodesp, empresa do governo do Estado de São Paulo responsável pela gestão do programa Poupatempo. A empresa alerta a população que se trata de um golpe.

Os destinatários são orientados a depositarem dinheiro em uma conta bancária para então receberem valores que supostamente teriam direito, resultantes de uma ação judicial.

Para informações, consulte apenas os canais oficiais da Prodesp: 
● Redes sociais - /prodesp
● Site - www.prodesp.sp.gov.br
● Ouvidoria - www.prodesp.sp.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp
● Canal de Denúncias - www.canaldedenuncias.prodesp.sp.gov.br
● SIC - www.prodesp.sp.gov.br/sic_acesso_informacao.asp
● Telefone - 0800 726 2277

 

GOLPE DO AGENDAMENTO

Outro golpe vem sendo praticado pela internet contra usuários que tentam agendar horário no Poupatempo. O site cobra taxas por serviços gratuitos. Centenas de casos já foram registrados e as vítimas foram orientadas a registrar boletim de ocorrência. O Departamento Jurídico da Prodesp está tomando providências.

Além de cobrar R$ 24,90 para fazer o agendamento de horário, que é gratuito, o despachante virtual fica com dados sigilosos dos cidadãos, como nome completo, filiação, números do RG e CPF, entre outros. Na maioria dos casos, as vítimas chegam aos sites de intermediários nas buscas do Google e não percebem que não estão no site oficial do Poupatempo. 

O Poupatempo alerta que o agendamento é gratuito e deve ser feito pelo portal oficial www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo SP Serviços. No portal do Poupatempo, o atendente virtual Poupinha aparece no canto inferior direito da tela para tirar dúvidas e facilitar o agendamento. No portal também há informações sobre todos os serviços de emissão e renovação de documentos, além de informações sobre como ser atendido sem intermediários na central de serviços públicos.

Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, o Poupatempo também está instalando totens de autoatendimento em estações do metrô e CPTM e em shoppings e supermercados da Capital, interior e litoral. Os endereços dos equipamentos de autoatendimento estão no site oficial do Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br

Programa Poupatempo
O Programa Poupatempo foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e eliminar intermediários que cobravam por serviços de despachantes para facilitar a emissão de documentos. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.